Random header image... Refresh for more!

Oi Futuro e British Council anunciam edital

Em uma parceria inédita, o Oi Futuro e o British Council lançaram um novo edital de fomento a projetos culturais, o Programa Pontes, com foco na internacionalização de festivais artísticos de todo o Brasil. Produtores de festivais de linguagens variadas podem inscrever suas propostas até dia 28 de fevereiro no site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br). O programa vai destinar R$ 500 mil para 10 projetos (R$ 50 mil por projeto) que integrem à sua programação residências artísticas de profissionais britânicos. Produtores de festivais de todas as linguagens artísticas podem se inscrever até dia 28 de fevereiro.

“A intenção é atrair festivais do Brasil inteiro, não só do eixo Rio-São Paulo”, observou Martin Dowle, diretor do British Council Brasil, durante a apresentação da parceria para a imprensa. As inscrições podem ser feitas por festivais dispostos a receber artistas da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. “O financiamento será direto, não através de edital de cultura”, pontuou Roberto Guimarães, da Oi Futuro, reforçando que as residencias devem duras no minimo duas semanas entre março de 2018 e março de 2019. A lista de referencia de criadores britanicos pode ser acessada no site do British Council Brasil (www.britishcouncil.org.br).

As duas instituições farão uma seleção conjunta de festivais brasileiros, que receberão aporte financeiro com o compromisso de incluir residências de criadores britânicos em sua programação e promover o intercâmbio cultural, contribuindo para formação de redes internacionais nas artes e troca de experiências. Para participar, o produtor cultural não precisa estar inscrito em leis de incentivo à cultura, já que o programa é realizado com financiamento direto das duas instituições, podendo inclusive beneficiar projetos de estados que não são contemplados por essas leis. Por isso, a equipe reforçou que espera receber propostas do país inteiro.

O Programa Pontes é uma criação conjunta do Oi Futuro e British Council, com o objetivo de oferecer novas alternativas de fomento aos festivais brasileiros e de promover a produção artística do Reino Unido no Brasil. “É um programa de longa duração”, explicou Cristina Becker, gestora de Artes do British Council. Este primeiro ano letivo do programa vai de março de 2018 a março de 2019, e festivais que não conseguirem viabilizar a residência artística neste período devem aguardar o edital do ano que vem. Segundo a equipe, os festivais foram escolhidos para o benefício por serem importantes veículos de acesso à cultura e de estímulo à economia criativa local.

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário