Random header image... Refresh for more!

Do Reino Unido, duas Old Tom

oldtom1.jpg

Fundada em 1838 em Stockport, uma cidadezinha que integra a grande Manchester, a Robinsons Brewery continua nas mãos da sexta geração da família, mas alterou o nome para Unicorn Brewery e dominou o noroeste da Inglaterra levantando ali mais de 360 pubs (fora 30 no País de Gales), sendo hoje uma das potências cervejeiras da região, com mais de uma dúzia de rótulos, cuja estrela já faturou o título de melhor cerveja ale do mundo, em 2009.

É a Old Tom Strong Ale, que também já foi eleita três vezes pela The Campaign for Real Ale (CAMRA) a “Supreme Champion Winter Beer of Britain”. O aroma é conquistador: malte torrado, vinho, chocolate, ameixa, maçã, madeira e um pouco dos 8,5% do álcool. O paladar (levemente licoroso, o que a aproxima bastante de uma barley wine) segue a prospecção do aroma e finaliza levemente adocicado. Campeã, sem dúvida.

Então sua cervejaria fabrica uma das grandes cervejas do mundo, e você decide produzir variações da premiada para conquistar outros paladares. No caso da Robinsons Brewery, eles foram e fabricaram logo duas: a Old Tom Ginger e a Old Tom With Chocolate. A primeira (que junta gengibre à receita original) ainda não chegou ao Brasil, mas a segunda já pode ser encontrada, e é uma versão bastante suavizada e aromatizada da original da casa.

O cacau (com receita do chocolatier Simon Dunn) se destaca tanto na Old Tom With Chocolate que até parece que colocaram calda de chocolate na cerveja, mas de forma muito mais harmoniosa que a da brasileira Backer Brown. O aroma lembra… milk shake de chocolate. Também ameixa e caramelo. O cacau também marca o paladar, que traz um levíssimo amargor e praticamente nada dos 6% de álcool presentes. Ela é adocicada sem ser doce, sabe? Uma delícia.

Tanto a Old Tom Strong Ale quanto a Old Tom With Chocolate estão sendo trazidas ao Brasil pela On Trade e podem ser encontradas em bons empórios (e, com sorte, até no Pão de Açúcar – como estas duas) entre R$ 16 e R$ 19 a garrafa de 330 ml. Eis uma cerveja para perguntar sobre para Noel e Liam Gallagher. Com toda certeza eles conhecem…

Old Tom Strong Ale
– Produto: Barley Wine
– Nacionalidade: Inglaterra
– Graduação alcoólica: 8,5%
– Nota: 3,83/5

Old Tom With Chocolate
– Produto: English Brown Ale
– Nacionalidade: Uruguai
– Graduação alcoólica: 6%
– Nota: 3,77/5

oldtom2.jpg

Leia também:
– Backer Brown: colocaram Toddynho na sua cerveja? (aqui)
– Ranking Pessoal -> Top 100 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário