Random header image... Refresh for more!

Nadando em um oceano de informações

Cinco respostas rápidas para o jornal da faculdade do amigo @Almirjournalism

1- Como editor do Scream & Yell você vem acompanhando a evolução do mercado de música para a era digital, principalmente no segmento pop/rock. Qual a sua opinião sobre essa “nova era”?

Estamos passando por um momento bastante difícil, em que o modelo antigo está sendo abandonado gradativamente e um novo ainda não se firmou. Ou seja: estamos exatamente no rito de passagem, e praticamente tudo pode acontecer. Como diria Gilberto Gil nos anos sessenta, é preciso estar atento e forte. O que está entrando em colapso é o modo de vender música. Isso não pode afetar a criação.

2- Com o advento dos sites de música, blogs e fóruns de discussão comentava-se que a função do crítico de música estaria fadada a extinção. Mas parece que com tanta informação é preciso um filtro, uma orientação. Qual a sua opinião?

Acho que esse será um caminho, a via nova a ser seguida. São tantos discos, livros e filmes lançados que o grande público precisa de uma pré-seleção. Não é o cenário ideal. O correto é que cada um fosse crítico o suficiente para saber o que está procurando, mas é preciso entender que música, cinema e livros não é a coisa mais importante do mundo para todas as pessoas. Então uma pessoa x, que tem uma profissão x, não vai gastar seu tempo livre ouvindo 500 discos diferentes. Ela vai encontrar alguém que ela julgue com opinião semelhante, e ver o que aquela pessoa indica para ela ouvir. É uma readaptação da função da crítica.

3- Li um comentário seu de que dias de 36 horas seria um sonho de consumo. Como você se organiza para garimpar novidades com tanta informação chegando de todos os lados?

Fazendo várias coisas ao mesmo tempo, o que muitas vezes faz com que muita coisa não tenha a atenção merecida. Porém, acredito que o que necessita de atenção sobressai. Mas é completamente insano nadar nesse oceano de informações.

4- No momento cite algumas dicas de artistas relevantes fora da grande mídia nos segmentos rock e mpb para os nossos leitores.

O Brasil vive um de seus melhores momentos musicais com muita gente nova de qualidade. Apanhador Só, Nevilton e Banda Gentileza são três grupos que podem muito bem conquistar grande espaço. Os três liberaram seus discos gratuitamente no site oficial e merecem muito serem ouvidos.

5- Comprar discos originais, sejam eles cd, dvd e vinil, ficar olhando ficha técnica, encarte, hoje em dia é um fetiche para excêntricos?

Talvez. O legal da ficha técnica é você descobrir exatamente quem fez o que na gravação, o que muitas vezes muda seu olhar em relação à música. Faz parte, sabe. Mas sou de uma geração que entende o disco como um objeto fechado, cuja capa e a ordem das faixas têm intensa relação com o produto final. Quem acostumou-se a baixar MP3 desde criança terá outra visão do todo. Digamos que eles estão pegando a laranja diretamente do pé enquanto os excêntricos estão comendo bolo de laranja com chocolate (risos). Há algo a mais.

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário