Mais ou menos contra o topless

Título polêmico, eu sei, mas vou tentar me explicar, calma. Passei o dia inteiro na praia, e após ter bebido sete latinhas de CruzCampo, cerveja ok de Sevilha (4,8%) distribuída pela Heineken, e ter torrado no sol das 12h às 19h, fiquei caraminholando alguns assuntos que estão rodeando a minha mente nesta viagem: o choque cultural, os cheiros e os sons das cidades, uma ilha à parte do mundo chamada Brasil e outras cositas.

Bem, a troca de albergue foi muito boa! Saí de um quarto dividido com doze pessoas para um só pra mim, em uma residência de estudantes. Na boa, albergue é pra pessoas mais jovens, que estão afim de socializar e tal, e eu já estou chegando na casa dos 40. Nunca fui muito bom em socializar em língua portuguesa quando era moleque, imagine agora em inglês e espanhol. Nessa última madrugada, das doze camas do meu quarto no albergue, só três estavam ocupadas (eu e duas garotas que pareciam inglesas). O resto, balada.

Fiz o check in no hostel e fui pra praia. Aluguei um guarda-sol e uma esteira, levei duas CruzCampo na mochila, coloquei os fones de ouvido e apaguei ouvindo Lou Reed e Leonard Cohen sob um sol forte. Vez em quando acordava, olhava algum topless, e voltava a dormir. No fim, já meio bêbado, cheguei a conclusão que topless não é uma coisa tão legal quanto a gente imagina. Topless intimida e, além do mais, nem toda mulher tem seios lindos para sair mostrando. Tipo eu, que tenho coxas feias, e prefiro ir à praia de bermuda do que de sunga, pra poupar a visão alheia.

Mas antes que alguém de um sobressalto na cadeira (de praia), nem é questão de beleza, sabe. É que sou partidário do fetiche da imaginação e da sensualidade, então acho que um belo biquíni (bonito, provocativo) assim como um belíssimo decote são muito mais interessantes do que a nudez. O homem imagina o que está por detrás dos panos e essa imaginação rende boa parte da sedução e do romance em uma história de amor. Toda nudez deveria ser castigada (risos), mas se você quiser fazer topless, faça porque todo mundo devia ter o direito a fazer o que quiser. Cada cabeça, uma sentença.

Há, claro, uma questão importante aqui: o que um homem acha e o que uma mulher quer ter como direito. Nesse ponto, sou contra por uma questão romântica, mas totalmente a favor na questão teórica. Até gostaria de saber em qual ponto da História decidiram que as mulheres deveriam cobrir os seios, e os homens não, mas meu lado romântico acredita mesmo que há um componente interessante nessa coisa do desconhecido, e aprova.

Entendo (respeito e apoio) que as mulheres queiram queimar sutiãs e que todos deveriam ser iguais, de peitos desnudos conforme lhe der na telha (eu mesmo só me sinto à vontade sem camisa na praia, e olhe lá), mas apesar de admirar algumas mulheres de topless, prefiro ficar na imaginação – por isso não compro revista para ver mulher nua (mas assumo: prefiro a Maja Desnuda). Do ponto de vista de direitos, todo mundo deve poder mostrar os peitos. E cidadãos do século passado, como eu, que se acostumem.

Bom, amanhã acordo, arrumo as malas, passo na tinturaria para pegar as roupas que deixei para lavar e passar, e parto para Madri, capital da Espanha, com algumas ideias em mente: quero ver “Guernica”, comer em um bom restaurante, ver um filme espanhol no cinema e sair pruma balada. Era para eu ter ido ao Matrix, em Berlim, mas me perdi após o show do Radiohead e cheguei no albergue às 3 da manha. Quero ver se, em Madri, encontro alguma balada rock and roll.

Fotos da viagem e dos shows:

julho 23, 2008   No Comments

E as férias comecaram…

Na teoria, as férias comecaram ontem. Acordei descansado, andei de chinelos na praia de Málaga, caminhei horrores pela cidade e quase comi uma paella. Quase, mas nao tenho coragem. Na prática, só encaro os shows que esbarrarem em mim em Paris e Londres. Nada de Tom Waits em Dublin nem de Leonard Cohen em Roma (Carlos, eu cogitei), pois já fiz as contas e a grana está contada. Como era de se esperar, gastei mais do que devia, claro, mas está tudo sob controle. Dá para ver algo sem se deslocar muito. Ou de graca. E olhe lá.

Definitivamente, a Espanha é a minha cara. Amei Málaga também, mas preciso dizer que esse sol constante de 30 graus está castigando a minha pele branca. Já estou quase terminando um frasco de protetor solar, e isso nunca tinha acontecido comigo. A cidade é uma graca. Traz tracos romanos e foi território fenício no século VIII. Há escavacoes de um teatro romano (do século I depois de Cristo) no meio da cidade, e debaixo do Museu Picasso há ruínas de construcoes fenícias e romanas. A cidade é uma graca, com um centro bonito e boêmio, e uma igreja tao imensa que toda populacao da cidade deve caber dentro dela.

Isso tudo fora o Castelo de Gibralfaro, que fica no alto da cidade, data do século XIV, e brilha todas as noites sob a luz da lua. De dentro dele é possível ter uam vista maravilhosa da cidade, da Plaza de Toros abaixo e até de montanhas do estreito de Gibraltar. Aliás, lembra que eu tinha deixado um dia vago para pensar em ir a Gibraltar ou Sevilha? Desisti. Muito peso pra carregar. O problema é que o albergue que estou nao tem mais vaga, e estou indo pra outro agora, mais no centro da cidade.

Também passei pelo Museu Picasso, o primeiro museu da viagem. Como devo voltar para uma viagem mais leve e sem tantos festivais no ano que vem com a Lili (quem sabe o Fib), e sei que ela irá querer ir a muitos museus e que vamos ter um belo tour arquitetônico pelas cidades, estou focando em outras coisas. Mas como nao devemos vir a Málaga, passei no Museu do filho famoso da cidade para dar risada com suas obras hilarias. E tem uma exposicao de fotos sobre o artista que achei bem bacana.

A parte cubista tem coisas sensacionais – e divertidas – como “A Mulher com Bracos Levantados” (1936) e “A Mulher Desnuda com Gato” (1964).  Das minhas preferidas, duas: “Claude em Marron e Branco” (1950) e “Menina com sua Boneca” (1952). É possível ver a maioria da colecao no site oficial do Museu Picasso Málaga (aqui). Ainda quero ver o “Guernica” em Madri e passar um dia inteiro no Louvre, vamos ver. Agora sao 10h aqui, 5h no Brasil. Sol forte. Vou trocar de albergue agora, voltar pra praia e conferir a agenda de shows em Paris de 27 a 30 de julho, e Londres de 01 a 06 de agosto. Passagens devidamente compradas. 🙂

Cervejas

02- Leuven (Bélgica)
03- Berlim (Alemanha)
04- Málaga (Espanha)
05- Glasgow (Escócia), Bruxelas (Bélgica) e Bournemouth (Inglaterra)

Shows

01- Leonard Cohen (Benicàssim)
02- Radiohead (Berlim)
03- Lou Reed (Málaga)
04- Morrissey (Benicàssim)
05- R.E.M. (T In The Park)
06- Pogues (T In The Park)
07- Sigur Ros (Benicàssim)
08- Neil Young (Werchter)
09- The National (Werchter)
10- Spiritualized (Benicasim)
11- Grinderman (Werchter)
12- Vampire Weekend (Werchter)
13- American Music Club (Benicàssim)
14- Raconteurs (Benicàssim)
15- The Hives (Werchter)
16- Babyshambles (Benicàssim)
17- British Sea Power (T In The Park)
18- Richard Hawley (Benicàssim)
19- Sons and Daughters (T In The Park)
20- The Verve (Werchter), Gossip (Werchter), Nada Surf (Benicàssim), Ben Folds (Wertcher), The Kills (Benicàssim), The Ting Tings (T In The Park)