Random header image... Refresh for more!

Cervejas com cumaru, priprioca e açai

amazon1.jpg

A cervejaria paraense Amazon Beer segue em sua investida de provocar o paladar brasileiro desacostumado com cervejas personais. Após a boa resposta às versões Bacuri Beer e Witbier Taperebá, os paraenses surgem desta vez com três rótulos mais intensos e provocantes, mas não menos interessantes: Amazon IPA Cumaru, Amazon Red Ale Priprioca e Amazon Stout Açai. As duas primeiras seguem a opção da cervejaria em deixar o fruto regional bastante exposto no conjunto (como acontece com o bacuri e o taperebá) enquanto na Amazon Stout Açai, o fruto da palmeira fica escondido sob o malte tostado, mas aparece no final para dar sua contribuição. São três cervejas de personalidade forte e estofo para conquistar paladares exigentes e impressionar desconhecidos.

Conhecida como baunilha da Amazônia, a semente do cumaru é usada como tônico cardíaco entre os índios além de aparecer tanto na medicina quanto na perfumaria. E agora também em cerveja. A Amazon IPA Cumaru traz no aroma as notas adocicadas da semente, que lembra baunilha, e remete também a açúcar queimado e própolis. Porém, é no paladar que os paraenses mostraram serviço. O Cumaru se sobressai ao lúpulo, e juntos constroem um cenário altamente amargo, que até permite perceber no início um leve adocicado, mas depois se transforma numa onda intensa de amargor, que pode assustar até fãs de IPA. A sensação é de que um pouco menos de cumaru e um pouco mais de lúpulo talvez balanceasse o conjunto. O final é amargo e persistente em uma cerveja indicada para corajosos.

Já a priprioca (ou piripirioca) é uma erva aromática e medicinal cujas raízes liberam uma fragrância leve, amadeirada e picante com notas florais. É um dos perfumes tradicionais da região amazônica e conquistou o chef Alex Atala, que a incluiu em sobremesas. E é ela que surge como estrela na Amazon Red Ale Priprioca, uma cerveja mais balanceada que a IPA Cumaru. Isso não quer dizer que a Priprioca esteja tímida. No aroma intenso, notas frutadas e duelam com o malte desvelando-se em amadeirado, herbal e caramelo. O paladar segue o trabalho feito na IPA: no início é adocicado, com sensação de caramelo e baunilha, e depois se torna amargo (muito menos intenso do que na primeira) deixando-se notar as ervas. O final fica entre estes dois polos em uma das melhores cervejas da Amazon Beer.

Fechando o trio surge a Amazon Stout Açai. O açaí é fruto de uma palmeira conhecia como açaizeiro, com expressiva plantação no Pará e propriedades estimulantes semelhantes às encontradas no café e em bebidas energéticas. Não iria demorar para que alguém juntasse o açaí com a stout, o café gelado irlandês. Primeiro ponto: ao contrário dos dois rótulos anteriores, na Amazon Stout Açai, a fruta não toma à frente do aroma nem do paladar. A força do malte torrado se sobrepõe ao açaí nesta que é a cerveja da Amazon mais fiel ao estilo – o que pode frustrar alguns. No aroma, notas clássicas de malte torrado (com percepção de café e chocolate). No paladar, café e… frutas vermelhas. O açaí parece surgir apenas no final marcadamente amargo em uma cerveja muito boa, mas que ainda deve encontrar a sua cara.

amazon2.jpg

As cervejas da Amazon Beer são vendidas em garrafas de 330 ml e podem ser encontradas em bons empórios entre R$ 9 e R$ 12. Vale lembrar a visita ao bar da cervejaria, na Estação das Docas, em Belém.

Amazon IPA Cumaru
– Produto: India Pale Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 5,7%
– Nota: 2,37/5

Amazon Red Ale Priprioca
– Produto: Red Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 6%
– Nota: 2,79/5

Amazon Stout Açai
– Produto: Stout
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 7,2%
– Nota: 2,90/5

stout.jpg

Leia também
– Top 200 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Amazon Beer: River e Bacuri, por Marcelo Costa (aqui)
– Cervejas frutadas: banana, manga e pêssego (aqui)
– Witbier Taperebá segue o caminho aberto pela Bacuri (aqui)

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário