Caleidoscópica
Sexo, Drogas e Bebop

por Dulce Quental
26/10/06


Ano passado fui jurada do premio Tim de música. Entre os milhares de CDs que passaram por mim, um em especial me chamou a atenção. Sem ter lido o encarte, e ainda sem saber de quem se tratava, fui transportada para algum lugar que eu senti já ter estado antes. O tipo de sonoridade, a simplicidade e sofisticação dos arranjos, tudo me remeteu a uma época precisa, como o vinho que se destaca da água; senti que ali havia alguma coisa que se diferenciava enormemente da massa sonora da maioria do que eu escutara. Ao ler o encarte do CD pude entender o que se passava. O pianista, autor e interprete da maioria das canções era nada menos que Fernando Martins, um dos lendários músicos do quinteto do saxofonista Victor Assis Brasil.

Um universo de sensações, dos lugares mais remotos da minha adolescência, passou a submergir até então, e hoje, mesmo passados alguns meses desde a audição de Zungu, venho perseguindo essa trilha sonora ou ela vem cruzando o meu destino mais de uma vez.

Aconteceu de novo essa semana enquanto conversava com Luciana Pegorer e Marcelo, donos do simpático selo instrumental Delira Musica. Aconteceu de eu conhecer essas pessoas que amam a mesma musica que eu; que trabalham para tirar Maurício Einhorn e Fernando Martins de casa; que não se contentam com pouco.

Por causa deles, saí em busca de um piano de ¼ de calda, pra alugar para uma série de música instrumental que estamos organizando juntos. Pra ver Fernando Martins tocar de novo. Pois com ele recomeça a minha saga em busca de um tempo perdido. Através do seu piano mergulho na memória de Victor Assis Brasil e seu sax, e por que não, Dulce Quental e seu sax, nos seus ainda 21 anos de idade. A partir daí, a pergunta já não quis calar:

"Quando comecei a me distanciar da musica que tanto amei?"

Eu acabara de chegar da França e depois de insistir muito acabei por convencer meus pais a me levarem para assistir uma apresentação do Victor, em algum lugar da noite do Rio, não me lembro bem aonde. Após o show, muito timidamente, mas com a paixão de todo fã, fui falar com Victor, para depois despachar meus pais, e seguir com o mais charmoso dos saxofonistas, na "Mazeratti" envenenada da minha mãe, em direção ao La Fiorentina, no Leme.

Tomamos um cafezinho. Na verdade, vários. Victor já estava sem beber fazia algum tempo e freqüentava os AAs. Saímos do Fiorentina às cinco, com o sol estourando na manhã do Leme. A partir daí não larguei mais dele.

Morávamos pertinho um do outro. Eu, de volta à casa dos meus pais depois da temporada em Paris, na Av. Rui Barbosa no Flamengo. Ele, num pequeno apartamento no alto de um edifício antigo, na esquina da Marques de Abrantes, onde, num andar embaixo, também moravam seus pais.

Me lembro das tantas vezes que - fugindo de casa - fui parar na sua casa. E me lembro mais ainda de como tivemos pouco tempo pra nossa amizade. Amizade regada a muito Tom Jobim. Pois foi com Victor que ouvi pela primeira vez a canção Two Kites, uma das canções jobinianas que ele mais gostava; seu celebre LP produzido por Roberto Quartin em homenagem ao maestro é para mim, até hoje, um dos meus discos de cabeceira.

Não sei exatamente como aconteceu, mas um dia Victor caiu doente, com uma virose desconhecida que ninguém sabia diagnosticar. Fez todos os tipos de exames e nada. Apareceram manchas escuras na sua pele e ele começou a emagrecer muito. Eu ia visitá-lo, quando a família deixava, e ficava sentada no chão, colada ao sofá aonde ele se esticava. Depois colocaram uma vitrola em frente a sua cama e aí virou uma festa. Era um tal de músico entrar e sair. E sempre rolando o maior jazz. Um dia abri o jornal e li que Victor havia morrido. Ninguém sabia de que. Fiquei dias arrasada. Não fui ao enterro, nem fiz nada. Eu não sabia o que fazer. Mal conhecia a sua família e encontrei com João Assis Brasil, seu irmão, apenas uma vez. Eu tinha uma história com ele e era só. Pelo menos até agora.

Anos depois, quando alguns amigos mais próximos começaram a morrer, pude entender o que acontecera. Victor Assis pode ter sido uma das primeiras vítimas do vírus HIV. Sexo, drogas e Bebop, eu diria. Depois pensei: "Eu poderia ter morrido com ele. Eu morreria de amor por ele." Mas Victor era um gentleman e me protegeu. Eu era apenas uma garotinha, com minhas meias três quartos.

Dulce Quental é cantora e letrista.

Email: contatodulce@dulcequental.com

Saiba mais sobre a cantora no www.dulcequental.com


Leia as colunas anteriores:
01 - Em Paris, Cancun ou Rio, a revolução somos nós!
02 - O Pensador Independente
03 - Pra Falar de Cinema
04 - Um Fim de Semana nos Anos 80
05 - Patrulhas da contra-cultura
06 - Por que gostamos de Woody Allen
07 - Cinema, morte, êxtase, provas de amor
08 - As Dores do Crescimento
09 - Desejos de Mulher
10 - Os Sonhadores
11 - Humano, Demasiado Humano!
12 - Como se renovar sem se tornar cinza?
13 - Se até o king-kong me entende por que os homens não?
14 - "2046" - Overdose de ficção e realidade
15 - A Voz da Chuva
16 - O Ponto Final de Woody Allen
17 - Polaroides Frias
18 - Confissões de Divã
19 - Downloadiar ou não, eis a questão?
20 - Ideologia, não quero uma pra viver!
21 - Uma Impossibilidade Possível
22 - Educação Sentimental
23 - Um Gato Aos Pés do Rio
24 - Saudades de Dylan e Caetano
25 - Guerrilha no Harém
26 - Como Caem os Amores
27 - Palavras Vivas Em Sentimentos de Pedra
28 - A realidade imitará a ficção?
29 - "O Expresso do Oriente Leva Tanta Gente", Eu Já Te Contei?