Random header image... Refresh for more!

Founders, uma grande pequena cervejaria

founders.jpg

A Founders Brewery nasceu em 1997 em Michigan, nos Estados Unidos, quando dois entusiastas do homebrewing decidiram criar suas próprias cervejas assim que deixaram a faculdade. De lá cá, nestes 15 anos, a Founders acumula dezenas de medalhas variadas em premiações de cerveja, e é apontada por muitos como uma das três melhores cervejarias dos Estados Unidos (arriscaria outras duas: Brooklyn e Anderson Valley – quem é a primeira das três? Difícil) com uma produção que já soma mais de 30 rótulos.

Dos mais de 30 rótulos que a Founders Brewery produz – as estrelas premiadas são as sazonais Kentucky Breakfast Stout e Canadian Breakfast Stout – apenas cinco são produzidas o ano inteiro: Centennial IPA (American IPA), Dirty Bastard (Scotch Ale), Dry Hopped Pale Ale (Pale Ale), Porter (Porter) e Red’s Rye PA (Rye beer), sendo que as quatro primeiras estão chegando ao Brasil agora via Tarantino. O pessoal de Michigan leva a sério a ideia de releitura mais encorpada e personal das melhores cervejas europeias.

A Founders Dry Hopped Pale Ale, como diria o grande mestre cervejeiro Garrett Oliver, entrega boa parte de seu charme no rótulo: se tem dry hopping, pode ter certeza que o lúpulo será valorizado no conjunto. Não é diferente aqui: o aroma valoriza o lúpulo cascade que dispersa notas florais sobre uma camada de malte de caramelo. O paladar é amargo na medida certa, sem esconder algumas notas adocicadas num conjunto simples e bastante funcional. O final é seco e amargo com um leve adocicado marcando presença. Sem invenções, uma boa cerveja.

A Founders Centennial IPA carrega em seu nome o lúpulo que é sua marca registrada. Assim como na versão Pale Ale, aqui também o processo dry hopping faz um belíssimo trabalho. O aroma, perfumadíssimo, transpira lúpulo floral e se divide em notas encantadoras de pitanga, manga, caramelo, resina e canela. O paladar sofisticado é bastante lupulado, resinoso e cítrico com sugestões de frutas vermelhas, casca de laranja, mel e abacaxi. Bastante intensa, e de amargor forte, eis uma IPA que se diferencia brilhantemente das demais. Palmas.

A Founders Porter (Dark, Rich, and Sexy) só perde na cor escura para a Petroleum, da Wäls. Aguarde muito chocolate quando retirar a tampa. O malte tostado confere ao aroma as notas de café tradicionais e, nesta cerveja principalmente, chocolate. E também fumaça. Já o paladar é inicialmente adocicado (chocolate e mel), depois o tostado traz notas claras de café em um conjunto que finaliza com um amargor que se perpetua. Apesar da intensidade, a Founders Porter une suavidade e encerra de maneira seca. Quase um café gelado com chocolate. Ótima.

Fechando de maneira fenomenal, a Founders Dirty Bastard é uma releitura do pessoal de Michigan para a tradicional Scotch Ale europeia. Aqui, Strong Scoth Ale. São sete tipos de malte que conferem ao aroma notas de caramelo, uva passa, frutas vermelhas e madeira. No paladar, o malte trabalha que é uma beleza distribuindo notas de açúcar mascavo, caramelo, melaço e chocolate em um conjunto charmoso e aveludado cuja doçura esconde os 8,5% de álcool presentes. Por isso a recomendação direta: “não é para moleques”.

Inicialmente, dois rótulos da Founders foram para o mercado no Brasil de cara (Centennial IPA e Dry Hopped Pale Ale, ainda os mais fáceis de serem encontrados), e os outros dois (Porter e Dirty Bastard) eram exclusivos do clube de assinatura Have a Nice Beer. Agora, as quatro Founders já podem ser encontradas em bons empórios. Os preços variam entre R$ 13 e R$ 16 (a garrafinha gorduchinha de 355 ml), e aqueles que declaravam amor para a Brooklyn vão ter que repensar essa paixão (ou, no mínimo, dividir o coração): a Founders é apaixonante.

founders1.jpg

Founders Dry Hopped Pale Ale
– Produto: American Pale Ale
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 5,8%
– Nota: 3,16/5

Founders Centennial IPA
– Produto: India Pale Ale
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 7,2%
– Nota: 3,88/5

Founders Porter
– Produto: Porter
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 6,5%
– Nota: 3,91/5

Founders Dirty Bastard
– Produto: Strong Scotch Ale
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 8,5%
– Nota: 4,28/5

Leia também:
– Ranking Pessoal -> Top 200 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)

1 comentário

1 Três perguntas: Founders no Brasil – SCREAM & YELL { 09.09.16 at 1:28 pm }

[…] já trouxe (em chope e/ou garrafa) algumas das estrelas do cardápio da Founders (All Day IPA, Centennial, Dirty Bastart, Porter, Rübæus), outras até então inéditas no Brasil (Mosaic Promise, Nitro […]

Faça um comentário