Random header image... Refresh for more!

Oasis não irá se reunir: Liam fará turnê solo tocando primeiro disco da banda

Diferente do que parte da mídia brasileira (notadamente Folha de São Paulo e Jovem Pan) andou repercutindo desde a manhã desta segunda-feira, o Oasis não irá se reunir… ainda. Liam Gallagher usou seu Instagram para avisar aos fãs que desfilará pelo mundo a partir da metade de 2024 tocando todas as canções do disco de estreia de sua ex-banda, o clássico “Definitely Maybe“. Mas, por enquanto, nada de Noel nos shows… (no máximo Bonehead, que já toca com Liam).

O erro da Folha de São Paulo e da Jovem Pan é popularmente conhecido no jornalismo como “barrigada”, que é quando quando um veículo divulga uma informação errada. Uma das barrigadas mais famosas do jornalismo brasileiro, você deve se lembrar, é a do “boimate”: em 1983, a revista Veja embarcou em uma história publicada, na vibe do primeiro de abril, pela revista inglesa New Science, abordando uma experiência inédita onde seria possível unir células vegetais do tomate com células animais de uma vaca. Foi para o impresso.

Desde que a internet se popularizou no país, no começo dos anos 2000, a busca por noticiar algo em primeiro mão vem causando diversas barrigas. Muitas vezes, redações enxutas precisam estar atentas na ronda dos sites internacionais para, ao verificar algum conteúdo interessante, traduzi-lo rapidamente para que ele seja publicado antes do portal concorrente.

A coisa é tão séria que cheguei a trabalhar em uma redação em que a chefe chegou ao cúmulo de montar um excel com as listas das notícias do dia, e a comparação de quando ela havia sido publicada em cada portal, visando pressionar a equipe e degolar cabeças. Sermões surgiam porque uma notícia havia sido publicada dois ou três minutos que o portal concorrente.

Essa pressa causa uma barrigada como essa da Folha, que logo corrigiu o título, ainda que o hyperlink mantenha o título original. Acontece nas melhores famílias, mas é importante, também assumir o erro e divulgar um novo título e, no caso da Folha, até um “erramos”, porque muita gente seguiu repercutindo a notícia da Folha como se o Oasis fosse realmente se reunir.

Ainda que os irmãos não estejam juntos nessa empreitada – quem sabe Noel não anima uma participação – que não leva o nome da banda, afinal é uma turnê solo de Liam Gallagher, essa tour promete muito, já que Liam mandou muito bem em suas últimas passagens pelo Brasil. Não será Oasis, mas será legal.

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário