Esses você precisa ouvir 
por Roberto Sôlha
robertosolha@uol.com.br

Neguinho fica falando que Strokes é a salvação do rock, que é o novo Nirvana e tal. Fulano fala que o White Stripes é foda e o escambau. Ok, essa última até vale alguns elogios, mas os Estados Unidos, terra natal dessas duas bandas, produz tantas coisas boas que fica difícil acompanhar, ainda mais que a maioria circula apenas no underground e nas bibocas mais sórdidas da América. Depois de ouvir as bandas citadas abaixo, você vai concordar comigo que a América do Norte e a Eslovênia produzem as bandas de rock mais legais da atualidade. Bandas fodonas de rock, pra ouvir enchendo a cara de cerveja, que fazem música que te dão vontade de pegar uma estrada qualquer ou agarrar a primeira gostosa que aparecer pela frente. Clichê? Então experimente ouvir o que se segue.
 



SUPERSUCKERS

Esses quatro caipiras de Tucson que foram pra Seattle quando esta ainda não era considerada a meca do rock são, talvez, a melhor banda de rock do mundo atualmente. Começaram tocando punk rock na linha do Reverend Horton Heat, tendo
seus primeiros discos editados pela Sub Pop. No quinto disco, quando já haviam estabelecido um estilo que misturava metal e punk (algo como uma jam entre Motorhead, Ramones e AC/DC), lançaram um disco country de raíz. Country com
atitude punk. Os críticos que babam ovo pro Wilco e pro Whiskeytown deviam ouvir o fenomenal "Must've Been High", de 97. Apesar de alguns fãs terem torcido a cara, o disco agrada bastante e os quatro capiaus seguem para gravar um ep junto com o maloqueiro Steve Earle (produtor do Marah), grande figura do country rock americano. Ouça "Creepy Jackalope Eye", na versão country, e tente não se empolgar. A capa já é clássica, com os cinco malacos num boteco tomando milk shake de chocolate com cereja. Depois desses projetos country, a banda lança um dos grandes discos de rock da década de 90, "The Evil Powers of Rock N' Roll". Se tivesse uma projeção maior, o Supersuckers poderia ter alcançado a posição de um Guns n' Roses nos anos 80. Ainda bem que isso não aconteceu. Apesar dos caras da banda posarem de rockstars, o grande público teria dificuldade em digerir uma banda que saluta Satã e cocaína nas mesmas proporcões.

Álbuns essenciais: "Must I've Been High" e "The Evil Powers of Rock n' Roll"
Cate na internet: "Creepy Jackalope Eye", "Bad, Bad, Bad", "Dead in the Water", "Santa Rita High", "I Want The Drugs"


ZEN GUERILLA

Tente imaginar a cozinha do The Who dos bons tempos, um guitarrista com influência de Jimmy Page e James Williamson e Jimi Hendrix nos vocais. Adicione doses cavalares de gospel e blues. Dá pra se ter uma idéia do que é o som do Zen
Guerrilla. Essa banda da Filadélfia já editou discos pela Alternative Tentacles e agora grava pela Sub Pop, que aliás voltou à tradição de lançar grandes discos de rock. Como os Supersuckers, o Zen Guerrilla poderia muito bem ser saldado como a salvação do rock entre os Strokes da vida. Estão demorando a despontar. 

Discoteca Básica: "Shadows on the sun"
Ouça: "Empty Heart", "Barbed Wire", "Wee Wee Hours", "Staring at the midnight"


THE CATHETERS

Banda de Seattle, grande aposta roqueira da Sub Pop. Punk à Stooges e Dead Boys. Vocalista que berra como o velho Iguana em "Raw Power". Só a música "I Fall Easy" deixa o "Is this it" inteiro do Strokes no chinelo.

Àlbum: "Static Delusions and Stone-Still Days."
Músicas afudê: "I Fall easy", "3000 Ways", "Nothing", "Clock on the wall"


TURBONEGRO

Se ainda existisse, seria a melhor banda do mundo. Lançaram os melhores discos de rock dos anos 90, e talvez o melhor disco de hard rock gravado na Europa, "Apocalypse Dudes". Os noruegueses tocavam um punk do caralho que no clássico último disco tornou-se hard rock. Mas era como se fosse o Poison Idea tocando Alice Cooper. Consta que os malucos estão voltando para tocar em alguns festivais da Europa. Recentemente foram homenagados num tributo, com Queens of the Stone Age, Dwarves, Ratos de Porão, entre outros, coverizando as músicas. 

Ouça os seguintes àlbuns:  "Ass Cobra", "Darkness Forever"
Cate na web: "Good Head", "The age of Pamparius", "Back to Dungaree High"
 

No Brasil, nenhuma dessas bandas tiveram seus discos editados. De vez em quando, sai um Hellacopters ali, um The International Noise Conspiracy acolá. A Trama já lançou "Charged", do Nebula, e dizem que brevemente outros discos da Sub Pop serão lançados. Mas ainda falta muita coisa. Falta algum antenado lançar por aqui Fu Manchu, The Makers, Sonics, Rocket From The Crypt, Los Infernos, os clássicos do Stooges, enfim, discos e bandas que provam que o rock é o estilo mais empolgante que jamais existiu. Na preguiça e lentidão das gravadoras, vasculhe a web. Vale a pena.