Curitiba Rock Festival + Tim Festival 2005
Ou a melhor temporada de shows de todos os tempos

por Marcelo Costa
Fotos: Strokes (Tim Festival Divulgação) Mercury Rev e Weezer (CRF Divulgação) Elvis Costello (Amanda França/Speculum)
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02/11/2005

Nunca houve uma temporada tão farta de shows no lado debaixo do Equador como a que estamos presenciando neste segundo semestre de 2005. Se compararmos, então, com o primeiro semestre, a sensação é de que estamos no paraíso musical, tamanha a variedade, qualidade e quantidade de grandes shows que estão deixando contas bancarias em vermelho tanto quanto levando pessoas de um lado para outro neste imenso País chamado Brasil. Do Campari Rock, em setembro - com um ótimo show do duo Kills, uma apresentação mediana do MC5 e qualidade de som questionável - até o Claro Que é Rock no final de novembro, mais de duas dezenas de grandes nomes da música internacional terá passado por nossas terras em festivais como Curitiba Rock Festival, Nokia Trends, Tim Festival, Resfest, o citado Claro Que é Rock, e apresentações isoladas como as do duo Stereo Total e do histórico Pearl Jam. O S&Y não pôde (e nem poderá) estar em todos os lugares ao mesmo tempo agora, mas vai procurar dar uma pequena pincelada no que de melhor (e pior) andou encontrando nos palcos nos últimos tempos. No final, a gente junta tudo com a cobertura de alguns sites amigos, só para registrar para a posteridade o quanto a briga de empresas telefônicas pode ser útil para a música pop. E o Wilco veio. E foi. Será que eles voltam?


Curitiba Rock Festival - 24 e 25 de setembro

Fotos: Mercury Rev (Marcelo Costa /S&Y) Weezer (CRF Divulgação)

Mais de 3500 pessoas em um dia e 2200 no outro, muita gente de fora da cidade. No entanto, o agito em Curitiba começou mesmo com pouco mais de 100 pessoas espremidas no pequeno bar Motorrad para a primeira edição do festival independente Tinidos, que esquentava os motores para o badalado CRF. O Tinidos aconteceu nos dia 23, 24 e 25 de setembro, mas os dois últimos dias acabaram se chocando em horário com o CRF, o que não impediu de afastar um bom público do Motorrad. A abertura, no entanto, na sexta-feira, sem "concorrência", lotou o festival da jovem revista eletrônica curitibana que destacava shows das bandas Poléxia, Ludov e Relespública.

Uma das sensações da cena curitibana nos últimos anos, a Poléxia exibiu maturidade, punch de palco e canções cantadas em coro pelo público ao tocar o seu autodenominado "pop alternativo". Com domínio sobre a audiência, o quarteto exibiu um show perfeito, em que os destaques foram a cover de Odair José (A Maça e a Serpente, presente no tributo em homenagem ao cantor) e a dobradinha Melhor Assim/Garoto de Aluguel, pungentes, fortes e simplesmente arrepiantes. Junto às boas canções do álbum O Avesso (download gratuito no site da banda), a Poléxia apresentou uma música nova, Inércia, que, no entanto, mostra que os curitibanos começam a seguir por um novo caminho, e andam ouvindo bastante Los Hermanos (a banda mais influente na música nacional desde os Cascavelletes). Mesmo assim, o refrão da excelente Garoto de Aluguel ficou ecoando por vários dias na cabeça: "Eu vou te dar o seu prazer / Mas com amor é mais caro / O meu amor é mais caro / Me diz quanto você pode pagar".

Na seqüência, o Ludov trocava os "grandes" palcos em que anda se apresentando para adentrar carregando seus próprios instrumentos, pedindo licença para o público para chegar ao local da apresentação, ligar seus instrumentos e contagiar o público com um dos grandes shows brasileiros da atualidade. Vanessa se firma, cada vez mais, como a grande cantora do rock nacional. Habacuque alterna bons solos, parece cada vez mais seguro ao cantar seu momento solo no show (a boa Elastano) e até se soltou a ponto de puxar (e cantar) uma cover de Cabelos Cor de Jambo, do mestre Frank Jorge. Mauro se alterna entre a guitarra, o microfone e os teclados com extrema habilidade, tornando a fofa Sete Anos um dos grandes momentos da noite. Paulo (bateria) e Edu (baixo) completam o time de uma das melhores formações instrumentais do País. Mas o melhor ficou mesmo para o final com a dobradinha A Primeira Vez (extremamente roqueira) e o sucesso Kriptonita, que fechou o show com um crescendo mortífero. Fim de show. Fim de balada. Na saída, Habacuque festejava a apresentação dizendo que estava sentindo falta de tocar tão próximo ao público. Eram quase 3h da manhã em Curitiba, garoava, e a Relespública se preparava para adentrar ao palco. No entanto, o cansaço pedia chuveiro quente, cama e cobertor.

O segundo dia do Festival Tinidos coincidiu em horários com as primeiras apresentações do Curitiba Rock Festival. Deu para passar no Motorrad e ver de relance as bandas Jorge Constanza e Liss, e perder a grande Wandula tocando Goddess On a Hiway, "uma música nossa que o Mercury Rev costuma tocar nos shows". Já no Curitiba Rock Festival, boas primeiras impressões: a troca de local foi muito boa para o público. A casa Curitiba Master Hall é ótima, espaçosa, e o som estava perfeito. Porém, uma má noticia: em dois dias de festival, nada de bebida alcoólica, já que a bebida da casa era a horrível cerveja Conti. Também tinha Campari, para quem quisesse jogar na roupa de algum amigo. Na boa, ninguém merece.

Bem, ao rock. O S&Y acabou perdendo um dos shows mais comentados do sábado no CRF: o dos recifenses da Rádio de Outono. O público se dividia. Só fui tirar a prova dos nove na semana seguinte, já em SP, na Funhouse: até senti falta da guitarra, mas a formação com baixo, bateria e teclados segura bem o pique. E a vocalista Bárbara Jones tem tudo para ser a nova Celly Campello. Canções fofas, show fofo, mas falta "perigo" à banda. E música de "baratinha" ou "joaninha" não dá. Voltando ao CRF, no fiel da balança, O Sete, Ultramen e Black Maria formam o trio perfeito para um festival paralelo em homenagem ao seu pior inimigo. Karine Alexandrino não se encontrou com o som em Curitiba. O Smiths caipira Charme Chulo mostrou que precisa de mais experiência para conseguir transportar para o palco suas boas melodias. O bom Los Diãnos assustou com sua mistura esporrenta de jazz e dixieland com punk e hardcore. O Biônica até fez uma boa apresentação, em que o visual superou a parte musical, enquanto a Patife Band soa superestimada demais. O Acabou La Tequila se saiu bem, com o acréscimo de Gabriel "Autoramas" Thomaz na guitarra, mas os shows nacionais do festival foram do Cidadão Instigado no sábado e dos brasilienses do Móveis Colôniais de Acaju no domingo. Estes últimos eram apresentados no guia do CRF como uma mistura de "Pato Fu com amendoim". Se em disco, o som do grupo se perde entre piadinhas sem graça, ao vivo funciona muito bem, tendo sido o grande show nacional do festival, e alcançando o ápice com uma cover da cantiga Se Essa Rua Fosse Minha. No entanto, o melhor show nacional do CRF não alcançou o nível de qualidade da Poléxia e do Ludov no Tinidos.

Atrações nacionais à parte, o grande blá blá blá do Curitiba Rock Festival era a apresentação única do Weezer em terras brasileiras. A banda que ficou congelada durante cinco anos após a dobradinha Blue Álbum (1994) / Pinkerton (1996) retornou em 2001 com uma postura festeira, mais canções chicletes e shows empolgantes. Em Curitiba, o Weezer fez um show irrepreensível, que conquistou até quem não era fã da banda. Dezenas de clássicos cantados em coro pelo público, que em alguns momentos se sobrepôs ao som que saia das caixas, e executados de forma primorosa pelo quarteto. No palco, o Weezer leva tão à sério o quesito "entretenimento" que chega a trocar o que poderia ser um bom momento musical no show por uma "gracinha" que acaba aproximando-os ainda mais do público, como o baterista Patrick deixando as baquetas para o frontman Rivers e assumindo os vocais da ótima Photograph: musicalmente o resultado foi mediano, mas o inusitado da situação valeu a brincadeira e o público cantou em coro. Mais do que qualquer outra coisa, o show valeu para que o público brasileiro conhecesse Rivers Cuomo no palco. Definido com excêntrico, Cuomo não deixou o clima cair em nenhum momento do show. Bancou o crooner apenas com o microfone nas mãos, homenageou o Foo Fighters com um cover (com quem o Weezer está excursionando mundo afora) e até apresentou um momento solo "voz e violão" no meio do público. Um show fudidamente perfeito. No mais, o que falar de um show em que a própria banda em seu blog oficial definiu como "one of the all time top weezer shows tonight".

No domingo, enquanto o Terminal Guadalupe alternava covers de Franz Ferdinand e Nirvana no palco do Motorrad, no encerramento do Festival Tinidos, o Raveonnetes provava com dó mais ré e mi o quanto são devotos fervorosos do Jesus & Mary Chain. Se a influência em discos permanece no limite do aceitável (principalmente no recente Pretty in Black, em que a banda apontou as guitarras para os anos 60), ao vivo é caricatura pura. Se o ouvinte fechar os olhos vai achar que está presenciando um show dos irmãos Reid, claro, com os dois junkies sem nenhuma gota de álcool ou resquícios de drogas no corpo. Apesar de deja vu, a apresentação do Raveonettes foi correta, e esquentou a audiência para o Mercury Rev. Entre o público, pouca gente acreditava que Jonathan Donahue e sua turma conseguissem superar a perfeição indie do Weezer na noite anterior, mas a banda foi além: enquanto o Weezer fez um show jovem, energético e divertido, o Mercury Rev fez uma apresentação adulta, com momentos instrumentais impecáveis, imagens no telão (perfeitamente sincronizadas com as músicas) com citações que iam do filósofo prussiano Arthur Schopenhauer ao piloto norte-americano Michael Andretti; do cineasta Stanley Kubrick, passando por Vladimir Nabukov e Yuri Gagarin até chegar em E.T. e no Mestre Yoda. Inspiradíssimo, e um tanto afetado, o vocalista Jonathan Donahue deixou sua performance estática de outrora para reger a banda como se fosse um maestro em uma orquestra. O repertório juntou canções novas (Secret Song, My Love, Vermillion), faixas luminosas dos bons discos All Is Dream e Deserter's Songs (Opus 40, Dark is Rising, Tonite it Shows, Spiders and Flies) e nenhuma concessão ao material mais antigo da banda. No fim das contas, uma frase no telão resumiu tudo: "O mundo não é feito de átomos. É feito de histórias". O Mercury Rev fez história em Curitiba.


Tim Festival SP 2005

Fotos: Divulgação Tim Festival

A organização do Tim Festival, desde sempre um dos grandes festivais anuais do calendário brasileiro, bateu cabeça neste ano. Primeiro levou o festival para o RJ, conforme seguia o planejamento de um ano lá (RJ) e outro aqui (SP), mas acabou montando uma "pequena" edição especial na capital paulista (e em MG e no RS) com os principais nomes do cast de jazz desta edição, mais nomes badalados como Strokes e Arcade Fire. Depois, foi liberando, um a um, que artistas do festival fizessem apresentações solo em outras capitais. No final, dos grandes nomes do evento, só o Wilco tocou apenas no RJ. Teria sido muito mais prático se o festival tivesse sido realizado simultaneamente nas duas capitais, e evitaria o problema de som que ocorreu (e estragou) na edição paulistana. Bem, nada de chorar sobre a cerveja derramada. E se tem alguém que tem que reclamar é o pessoal do Arcade Fire, bastante prejudicado no Tim SP.

Em SP, o Tim aconteceu na Arena Skol, que nada mais é do que a área de dispersão do Sambódromo paulista (e onde fica o palco Stage do Skol Beats). O público tinha duas opções de convites: R$ 250 para ficar na área VIP em frente ao palco junto com famosos e R$ 100 para ficar um pouco mais atrás. Mais de 22 mil pessoas lotaram o local, expondo a desorganização no estacionamento (que acabou fazendo com que muita gente, inclusive este que vos escreve, perdesse a apresentação do Mundo Livre S/A) e tornando intransitável a tal área VIP. O problema de som não atingiu a cantora M.I.A., que, no entanto, ficou distante do público ao optar escolher o telão para projeções e não para que o público a visse. Mesmo assim, a cantora fez um bom show, que chegou a animar as primeiras filas. Na seqüência, a banda mais adorada dos últimos meses penou para fazer o público ouvir seu show. As sutilezas de Funeral, do Arcade Fire, foram levadas - literalmente - pelo vento. O som era tão baixo e tão frágil na Arena que o forte vento dispersava a música fazendo imaginar que alguém estava brincando com os botões de volume na mesa de som. Parece que a apresentação foi boa, mas não deu para aproveitar. Uma pena.

O Kings of Leon entrou na seqüência gastando seu único hit logo na abertura do show e mostrando que a banda não tem nenhum charme, nenhuma simpatia, nada que os diferencie de milhões de outras bandas iguais. Se em disco os irmãos Followill já não convencem, imagine ao vivo. Nos bastidores, o comentário era de que os Strokes tinham escolhido à dedo o Kings of Leon como banda de abertura da nova turnê, pois sabiam que nunca o Kings of Leon irá poder roubar à noite da banda principal. Riffs sujos e vocal fanho não bastam para se fazer bom rock and roll. No máximo um clipe para a MTV, e olhe lá. Uma bobagem. Depois de suportar o Kings of Leon, qualquer coisa que viesse era lucro. Até o Strokes.

Primeiro o ponto positivo: Julian Casablancas canta muito. Mesmo. O único microfone no palco é o dele e ele não precisa forçar a voz para berrar os refrões. Além do mais, Julian canta com segurança, como se estar diante de 20 mil pessoas (a maioria estava ali só para ver a sua banda) fosse a coisa mais comum do mundo. No entanto, sua banda é chinfrim e de uma infantilidade melódica de dar dó. Duas guitarras que não fazem o som de uma. Mesmo na bateria do brasileiro Fab Moretti falta peso. As linhas básicas do baixo de Nikolai Fraiture acabam se sobrepondo sobre os riffs infantis e guiando a banda. Hits como Last Nite, Barely Legal, Reptilia e 12:51 foram cantados em coro por um público que já saiu de casa gostando do show. Na área VIP, Marcelo Camelo (Los Hermanos), Marco Túlio (Jota Quest) e Fernanda Abreu deviam estar pensando: "o que que eles tem que nós não temos?". Entre as faixas inéditas, o já conhecido single Juicebox e Hawaii-Aloha são prova de que eles realmente descobriram os pedais de distorção. Porém, Heart in A Cage, a terceira inédita exibida em SP, mostra que o novo álbum, First Impressions of Earth, que deve chegar às lojas em janeiro de 2006, pode ter um lado Is This It também. No geral, um bom show, mas bons shows até o Rei Roberto faz. E ele ainda joga rosas para o público e canta Emoções.


Television, Elvis Costello e Stereo Total

Fotos: Elvis Costello (Amanda França/Speculum)

São Paulo não teve tempo de ter ressaca do Tim Festival. Na terça e quarta, o Television mostrava com quantos riffs de guitarra se constrói um repertório clássico. A quarta ainda teve o senhor Elvis Costello despejando inspiração por mais de 2h30 de show à la Ramones ("One, Two Three, Four"). Para fechar, o Stereo Total fez todo mundo sorrir na quinta. Se todas as semanas fossem assim, hein caro leitor...

O Television aportou em São Paulo carregando a mística de que era uma banda chata ao vivo, muito pelo que o público fã de Strokes deve ter assistido do Tim Festival RJ via MTV. Bem, para quem não sabe o que é vinil e só entende de MP3, para quem não entende que show de rock raramente funciona na telinha da televisão, para quem só se liga no que a mídia diz que é bom e nunca teve oportunidade de pegar um álbum do Television nas mãos (já que todos só existiam importados até dois meses atrás: os três discos do grupo acabaram de ganhar edição nacional), a banda de Tom Verlaine, Billy Ficca, Richard Lloyd e Fred Smith é aquilo mesmo: uma banda de rock clássica desfilando riffs acachapantes de guitarra com cadência e estilo. Nada de batidinhas manjadas aceleradinhas para fazer o público pular. Nada de bateria ensandecida. É um show de rock para ser assistindo como se fosse uma orquestra. É rock para ser ouvido como se bebe uísque, com paladar apurado. A banda contou com o excelente som do Sesc Pompéia, disparado o melhor local para shows na capital paulista, com ingressos baratos, cerveja boa e também barata, bom som, convites esgotados, mas sem sufocar o público dentro da casa. Além de tocar três canções inéditas, o Television mostrou pérolas do álbum Marquee Moon (1977) (See No Evil, Prove It, Venus, Marquee Moon), outras do Adventure (1978) (Glory, The Dream's Dream), b-sides (Little Johhny Jewel) e covers (Knocking On Heaven's Door, de Dylan, sempre fez parte do repertório da banda e está registrada ao vivo em Blow Up). Faltou Friction, mas mesmo assim foi uma aula de elegância e estilo rock.

Na quarta, enquanto a turma de Tom Verlaine lotava novamente o Sesc Pompéia, Elvis Costello carregava um excelente público para o Tom Brasil Nações Unidas. E em pouco mais de 2h30 de show, o músico deu um extenso passeio por sua carreira em quase 30 canções. Foi desde seu debute, My Aim Is True, de 1977, que cedeu ao show as canções (The Angels Wanna Wear My) Red Shoes, Less Than Zero, Watching The Detectives (emendanda em uma acachapante versão de When I Was Cruel no. 2 que arrancou gritos da platéia), Mystery Dance e Alison (num medley matador bem próximo ao registrado no box especial Costello & Nieve com a inclusão de Track of My Tears, Tears of a Clown e encerrando com Suspicious Mind) até canções mais recentes do álbum The Delivery Man (2004) como Bedlam e Monkey To Man.

Entre os dois vértices, um passeio pela carreira do músico passando por Pump It Up, Radio Radio, Lipstick Vogue, (I Don't Want To Go To) Chelsea (álbum This Years Model, 1978), Oliver's Army (Armed Forces, 1979), High Fidelity, I Can't Stand Up For Falling Down (Get Happy, 1980), Clubland (Trust, 1980), Man Out of Time (Imperial Bedroom, 1982), Uncomplicated (Blood and Chocolate, 1986), a bela So Like Candy (Mighty Like a Rose, 1991), Clown Strike, Rocking Horse Road (Brutal Youth, 1996), Tear Off Your Own Head (It's a Doll Revolution) e Episode of Blonde (When is a Cruel, 2002). Nos bis, temas de filmes: She (Notting Hill) e (What's So Funny About) Peace, Love And Understanding (Lost and Translation), com citação de The Kid's Are Alright, do The Who. Para o final, uma versão extensa e violentamente crua de I Want You, com citações de U2 (Ever Better The Real Thing) e Beatles (Happiness Is A Warm Gun). Houve até espaço para Basement Kiss, canção do álbum Not Ain't The Time For Your Tears, que Costello deu inteirinho (as dez canções eram todas inéditas) para a cantora Wendy James, ex-Transvision Vamp.

Porém, o repertório extenso escolhido na hora por Costello (que emendava uma canção na outra a todo momento) só ressaltou a excelência dos Imposters, versão atualizada dos Attractions, que como única mudança traz o excelente baixista Davey Faragher no lugar de Bruce Thomas. O baterista Pete Thomas e o tecladista e mago do theremin Steve Nieve estão com Costello desde o início dos tempos, e a banda é tão coesa que fica difícil não se prender a uma linha de baixo por meio minuto para logo em seguida descobrir que Nieve está fazendo alguma maluquice nos teclados ou que o próprio Costello está brincando de guitar hero e solando muito. O instrumental é tão poderoso que dá vontade de ver o mesmo show várias vezes, para ir colhendo detalhes que possam ter passado desapercebidos em uma primeira audição. Costello entregou ao público paulista seu suor, seu melhor repertório em uma execução primorosa. Um show para ficar guardado na memória, e ser relembrado com o DVD Live in Memphis.

Para fechar a semana de shows, Françoise Cactus e Brezel Göring, que formam o duo franco-alemão Stereo Total, precisaram de quatro bis para acalmar o público do Sesc Pompéia na noite de quinta-feira em um dos shows mais divertidos dos últimos tempos. Françoise, que mais parece uma professora do colegial, divertiu o público com caras, bocas, guitarra pink em formato de coração e vocais em alemão, francês, italiano e... português! "Estou com fome, porque você nãããããão está aqui", gritava Françoise em uma das canções mais aplaudidas da noite. Em outra, I Am Naked, cantava: "Estou pelada".

A postura de Brezel contrasta totalmente com a da cantora. Ele pula, grita e parece que tomou várias anfetaminas antes de pisar no palco. Já ela age de forma cool, anunciando sempre a próxima canção em português mesmo, e se perdendo em seu caderninho cheio de anotações e suas várias bolsinhas. O show em si é uma grata surpresa. A música é boa, a dupla é divertida, e as situações são improváveis. Quantas vezes você já viu um show em que mais de 50 pessoas sobem ao palco e dançam o tempo inteiro da canção (no caso, Wir Tanzen Im 4-Eck) junto com os artistas?

O repertório é decidido na hora e enfileira hits da dupla como Party Anti-Conformiste, Exakt Neutral, Miau Miau ("Rock about cats", segundo Françoise), Supergirl, Movie Star e Amor a 3 ao lado de covers improváveis como Ringo I Love You (Phil Spector), Mothers Little Helper (Rolling Stones), Comme D'Habitude (versão original da clássica My Way, eternizada na voz de Frank Sinatra) e Joe Le Táxi, hit francês com Vanessa Paradis, que ganhou um versão no Brasil da (hoje) apresentadora Angélica. Foi surreal ver todo o público cantando "vou te táxi, cê sabe, tava morrendo de saudade". Após quatro bis, o duo se despediu de São Paulo deixando um enorme sorriso no rosto dos paulistanos.

Nessa primeira leva de shows o que ficou evidente é o quanto um bom som é importante para uma banda. No Campari Rock e no Tim Festival, nomes como Kills e Arcade Fire poderiam ter tido uma outra recepção do público se o som colaborasse. Desta forma, Weezer e Mercury Rev se deram bem com a boa acolhida do CRF. E o Sesc Pompéia é a casa de shows perfeita da capital paulista. Agora, é esperar que o Claro Que é Rock não cometa o mesmo erro grave do Tim. A escalação espremida promete shows curtos (em média, 55 minutos) de cada uma das entidades roqueiras (Sonic Youth, Nine Inch Nails, Iggy Pop & The Stooges, Flaming Lips) em um dia que promete entrar para a história musical do País. Pouco depois, o grunge renasce no Brasil com Pearl Jam e Mudhoney passeando de mãos dadas pelas terras de Pedro Álvares Cabral. No entanto, agora é hora de descanso e de contabilizar o rombo na conta bancaria. E fechar os olhos para se lembrar de alguns grandes momentos que a música nos presenteou nos últimos meses. Bordão público: que as companhias de telefone continuem brigando entre si. É extremamente saudável para a cultura nacional. :-) Ah, logo mais têm Tv On The Radio no Sesc Pompéia...

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"Funeral" do Arcade Fire, por Marcelo Costa

Links
Site Oficial Tim Festival
Site Oficial Claro Que é Rock
Site Oficial Curitiba Rock Festival
Site da revista eletrônica Tinidos


Fotos: Mercury Rev (CRF), Television e Stereo Total (Fábio Carbone / Ruídos) Bebidas (Marcelo Costa / S&Y)