TOP SEVEN SCREAM & YELL
MELHORES DE 2008


A frase mais comum nos e-mails que recebi dos ilustres convidados a votar no Prêmio Scream & Yell 2008 foi: "Que ano ruim! Não sei se consigo juntar cinco discos para enviar". A maré foi tão braba que alguns convidados, inclusive, deixaram de votar por não terem prestado muita atenção no cenário pop no ano que passou, algo que raramente acontecia nos anos anteriores. E tenho muito que se a gente não presta atenção no cenário, ele deve estar ruim mesmo. Para se ter uma idéia, o vencedor na categoria de Disco Internacional teve metade dos votos do vencedor do ano passado.

Tudo isso faz pensar. Na mesa do boteco, no fim de semana, um amigo reclamava da falta de uma lista com os discos lançados para o convidado se apoiar na hora do voto. Tenho um pensamento bem particular sobre o assunto: se o disco (filme, livro) é bom, você não esquece. E um dos fatores mais interessantes desta premiação é que ela vai muito no que os convidados realmente gostaram de ouvir, ver, ler e acessar no ano que passou... e não esqueceram. Em um mundo soterrado por uma avalanche de informação diária, permanecer na memória de uma pessoa é mais do que um mérito, é quase um milagre (risos).

Porém, reclamar do ano que passou no quesito música como um todo seria exagero. O cenário nacional foi brindado com excelentes discos que fomentaram uma bela briga pelos primeiros lugares na votação. Para finalizar, o mesmo telecoteco de todo o ano. Juntando 84 votos de uns aqui e outros acolá apontamos os 7 Melhores de 2008. Sim, gostamos de ser diferentes e apreciamos o número 7. No mais, assim como de praxe, optamos por manter votos de músicos que votaram na própria banda e de editores que votaram no próprio site, mas eles não foram computados. Os vencedores estão ai embaixo, divirta-se. E até o ano que vem!

Marcelo Costa
Editor