TOP SEVEN SCREAM & YELL
MELHORES DE 2006

Se o Top Seven S&Y 2005 registrou o ano das pequenas gravadoras e dos selos independentes – com vitórias significativas de CSS, Cidadão Instigado e Franz Ferdinand –, 2006 parece ser a forra das majors. E do samba e da MPB. E a vitória da experiência sobre a molecagem (hehe). Tanto no território nacional quanto na gringa, venceram artistas cuja discografia é dissecada incessantemente desde os anos 60. E eles ainda continuam produzindo material significativo, tanto que aparecem no topo de seus categorias.

Porém, o que mais surpreende (ao menos a este editor) é a presença do samba e da MPB em média escala na votação (muito mais do que nos anos anteriores). Se a linha de corte de sete melhores acaba não mostrando isso ao final da votação, vale uma olhada curiosa nas listas pessoais dos votantes. Rômulo Fróes, Lucas Santana, Marisa Monte, Maria Bethânia, Mariana Aydar, Max de Castro, João Donato e Paulo Moura (e muitos outros) aparecem em diversas listas, revelando – quem sabe – uma tendência: a MPB renasceu?

Para finalizar, a mesma ladainha de sempre. Juntando 92 votos de uns aqui e outros acolá apontamos os 7 Melhores de 2006. Sim, gostamos de ser diferentes e apreciamos o número 7. No mais, assim como no ano passado, optamos por manter votos de músicos que votaram na própria banda e de editores que votaram no próprio site, mas eles não foram computados. Os vencedores estão ai embaixo, divirta-se. E até o ano que vem!

Marcelo Costa
Editor