Rock Raro


STRAY DOG 
por Wagner Xavier
Wagner2505@yahoo.com.br

Outra grande banda dos áureos anos 70 e que apesar de competente, sua obra acabou não alcançando o sucesso que merecia. Trata-se do trio americano Stray Dog. A banda, formada Snuffy Walden (guitarra e vocal), Alan Roberts (baixo, teclados e vocal) e Lês Sampson (bateria), teve seu período produtivo entre os anos de 1973 e 1974. 

Neste período, a banda gravou 3 álbuns, todos raríssimos hoje em dia. O primeiro deles é chamado apenas "Stray Dog". O disco contém um hard rock de excelente qualidade, onde faixas como "Crazy" (5’10),  "Chevrolet" (3’56) e "Rocky Mountain Suíte" (8’24) estão entre as melhores. Lançado originalmente pela Manticore Music, possui 7 faixas e tem como curiosidade o fato de ter sido produzido por ninguém menos que Greg Lake em 3 músicas (o super-trio "Emerson, Lake and Palmer" também gravava pela Manticore). Como pode-se observar os caras eram bem relacionados.

Para se ter uma idéia do talento do guitarrista Snuffy Walden, vale a pena comentar que ele foi convidado para substituir Paul Kossof no legendário Free, quando este saiu por um tempo da banda. Snuffy acabou participando da gravação do último álbum da banda, o grande "Heartbreaker", em 1973. A gravação de "Easy on My Soul" (grande canção do Free) foi feita com a guitarra de Snuffy …

Outra participação de destaque no primeiro álbum da banda é de John "Rabbit" Bundrick, tecladista que também integrou o Free durante a gravação do seu último álbum.

No segundo álbum, "Fasten Your Seat Bealts", o grupo traz um versão muito interessante de "Drive My Car" (dos Beatles, lançada no álbum "Rubber Soul" - 1965) mas também é necessário destacar a faixa "The Journey" (10’33).

O álbum seguinte foi "While You’re Down There", onde a excelente "Worldwinds" (7’14) é a grande canção.

Após este disco, o Stray Dog acabou finalizando suas atividades e entrando para a história como outra daquelas grandes bandas deste fértil período.

Atualmente é praticamente impossível encontrar os vinis originais do Stray Dog, mas felizmente em 1999 foi lançado pela Renaissance/The Wild Places um CD duplo com boa parte da obra da banda. O lançamento traz os dois primeiros álbuns na íntegra e algumas versões gravadas ao vivo em vários shows durante os dois anos de atividades da banda.

Apesar de estarem envolvidos junto ao progressivo Greg Lake, o Stray Dog nada tinha de progressivo. Seu som era pesado, consistente com grande destaque para a excepcional guitarra de Snuffy. Faixas como "You Know" (3’45) – de primeira linha - estavam muito mais para Led Zeppelin (claro, referência na época) do que para ELP ou o próprio Free (este um hard rock mais melódico e voltado para o blues). O Stray Dog eram basicamente peso do começo ao fim, sem muitas pausas para firulas ou baladas.

Outra ótima música deste re-lançamento é a bluseira "Tramp/Dog’s Blues" (8’58) onde a guitarra de Snuffy é simplesmente sensacional e onde praticamente ele sola o tempo todo juntamente com a música – um arraso ...

Sem dúvida, o lançamento deste CD duplo, se não é o ideal, pelo menos nos apresenta a banda e algumas de suas melhores canções (os dois CDs possuem 10 faixas cada um), nos mostrando uma grata surpresa e sem dúvida, depois de adquirido e devidamente degustado é impossível não se amarrar no som do essencial e ótimo Stray Dog. Se você curte este estilo, procura por grandes bandas daquela época e está com disposição para investimentos deste quilate não pense duas vezes, tenha sua cópia deste lançamento, pois certamente você terá um grande prazer em ouvir os discos ...

Boa viagem e até a próxima ...