"For Love or Money" - Highway Robbery

por Wagner Xavier
Wagner2505@yahoo.com.br
14/12/2004

Formada em 1972 por John Livingston (baixo e vocal), Michael Stevens (guitarra e vocal) e Don Francisco (bateria e vocal principal), o Highway Robbery entrou para a história por criar um dos grandes álbuns de hard de rock do início dos anos 70.

O álbum em questão, For Love or Money, está no mesmo nível que os melhores discos de bandas como Grand Funk, Mountain, Bloodrock ou qualquer outra deste nobre escalão. Lançado em 1972 pela RCA Vitor, For Love or Money compila em seus exatos 33:50 minutos, oito faixas em que a perfeição instrumental do trio remete, em alguns momentos, outro trio com igual característica, o Rush.

O disco abre com Mystery Rider (3:03) , um hard rock clássico, em que o vocal cantado em coro pelo trio faz a cama para a voz do baterista - e vocalista - Don Francisco (coisa rara no rock and roll), se encaixando perfeitamente ao estilo agressivo e pesado da guitarra e do baixo.

Fifteen (2:58), na seqüência, é uma verdadeira paulada no estilo Black Sabbath, e se destaca pela qualidade instrumental, alternando momentos de grande pegada com outros extremamente sutis. Um clássico absoluto...

A terceira faixa é a grande balada do disco. All I Need (To Have is You) (4:19), prima pela beleza. Don Franscisco pôde expor seus talentos vocais de forma mais clara, enquanto as passagens instrumentais lembram coisas dos Beatles, como Dear Prudence. Outra música que poderia figurar em qualquer álbum das grandes bandas da época. Lazy Woman (5:41), também de rara beleza, destaca os solos de Michael Stevens , grande destaque de uma das melhoras músicas do disco.

O disco segue. Bells (3:25), a próxima, é a música mais pop do álbum. Bem típica da época, traz vocais em coro (no melhor estilo Crosby, Stills e Nash) e refrão agradável, com destaque para os vocais de Francisco, que imediatamente remete a Mark Farner (Grand Funk Railroad). Ain't Goona Take no More (3:57), lembra algo dos anos 80, como o The Cult, e também o velho e excelente Grand Funk, novamente.

Chegamos a parte final do álbum. I'll Do It Again (4:16), a penúltima música, destaca as linhas de baixo em uma levada meio blues, estilo Janis Joplin ou Stone the Crows. For Love or Money termina, brilhantemente, com Promotion Man (6:04). A melhor música do disco tinha que ficar para o final. Um típico rock pesado dos anos 70, com passagens que lembram o Buffalo, outra grande banda da mesma época.

Infelizmente, For Love or Money não obteve o sucesso esperado na época e a banda acabou se desfazendo já em 1973. O disco, que conta com uma capa não tão convidativa, trazendo o guitarrista Stevens em uma pose que lembra muito o famoso baixista Geddy Lee (Rush), é atualmente uma raridade para os colecionadores, tendo sido reeditado em CD em 2000.

Para os amantes do rock setentista, o Highway Robbery é uma grande pedida, sendo outra daquelas bandas que nos fazem questionar o motivo de que tantas bandas de enorme qualidade não conseguiram seu lugar ao sol em um dos períodos mais férteis do rock and roll. Apesar de lembrar alguns momentos de bandas da mesma época, o Highway Robbery conseguiu imprimir seu próprio estilo com dignidade e competência.


Conheça mais discos da seção ROCK RARO