Vasthi Bunyan
por Wagner Xavier
Blog
21/01/2008

A inspiração deste rock raro vai para uma preciosidade do mundo folk dos agitados anos sessenta. O nome do álbum é "Just Another Diamond Bay" e a cantora é a praticamente desconhecida Vasthi Bunyan. Descoberta pelo empresário dos totalmente conhecidos Rolling Stones, Andrew Loyd Oldham, a moça estreou com um single composto pela dupla Mick Jagger e Keith Richards. Um começo promissor.

Apesar do peso dos autores e do empresário nada aconteceu e a Vasthi então se viu obrigada a contentar-se com o ostracismo quando, em 1969, foi convidada pelo produtor de folk music inglês Joe Boyd (Nick Drake) para gravar um álbum. Super bem acompanhada de gente como Dave Swarbrick e Simon Nicol - ambos da maior (e melhor) banda de folk de todos os tempos, Fairport Convention -, Robin Williansom dos Incredible String Band e com arranjos de Robert Kirby (que também trabalhou com Nick Drake), Vasthi Bunyan criou esta pérola da folk music.

Diferente da força instrumental e vocal do Fairport, do instrumental meio psicodélico da Incredible String Band, do tradicional folk do Steelyee Spain, e do lirismo do Mellow Candle, Vasthi Bunyan criou um estilo único e inimitável em sua época. "Just Another Diamond Bay" foi gravado em 1969 e lançado em 1970, mas infelizmente não cavalgou as paradas como era esperado. Porém, é uma pérola quase toda composta por Vasthi Bunyan, 14 faixas de extrema beleza e simplicidade.

Desde a primeira faixa, "Diamond Bay" passando pela linda "Lily Pond" - com destaque para seu arranjo de cordas e a bela interpretação de Vasthi. "Timothy Grub" é tão simples que chega a arrepiar. O lado A termina com "Window Over the Bay" mantendo o clima. Sem absolutamente nenhum ponto baixo, todas as faixas são extremamente bem tocadas, cantadas de uma forma apaixonante e só resta ir para o lado B e conferir o que vem pela frente.

O lado B começa com "Rose Hip November". A segunda, "Come Wind Come Rain" é ótima também, com destaque para o banjo do mestre Simon Nicol. Fantástico. "Rainbow River" é um caso a parte destacando a flauta de Dave Swarbrick, que torna a canção na mais linda do disco. Só mesmo ouvindo.O disco acaba em alto estilo com "Winter Blue", outra pérola.

Após a frustração do primeiro disco, Vasthi Bunyan se retirou do meio musical, e permaneceu na obscuridade até ser resgatada por Devendra Benhardt (citado na reedição de sua estréia de 1970), e lançar um novo e bonito álbum em 2005 chamado "Lookaftering", que segue o mesmo estilo de "Just Another Diamond Bay" apesar de não ser justo qualquer comparação com este belo clássico do folk mundial.

"Just Another Diamond Bay" foi - felizmente - relançado em 2004 pelo selo Dicristina com capa dupla, original, papel de primeira e encarte com letras. Peça imperdível para os apaixonados pelo belo folk inglês dos anos 70. Além do álbum vale correr atrás da coletânea de raridades "Some Things Just Stick In Your Mind 1964-1967", lançada também pelo selo Dicristina (em CD pela FatCat) no ano passado e que resgata além do debute assinado por Jagger e Richards, velhas canções que estavam escondidas no sótão do irmão. Rock raro da melhor safra.


Conheça mais discos da seção ROCK RARO