É Apenas Diversão e Eu Gosto.
por Marcelo Silva Costa

Quantas vezes você viu o nome Tom Cruise e o adjetivo "boa atuação" numa mesma frase? Poucas, tenho certeza. O que, assumamos, é extremamente injusto. 

Desde Jerry Maguire que Tom Cruise vem se saindo muito bem. Confira "De olhos bem abertos" (o arrepiante último thriller de Stanley Kubrick) e Magnólia (a pequena obra-prima de Paul Thomas Anderson) e deixe de ser mal-humorado com o rapaz.

Ele encontrou o caminho. Senão, a gota d’água é o divertidíssimo e vertiginoso "Missão Impossível 2", que agora chega em vídeo, em que Tom Cruise encarna o James Bond da hora, ou melhor, Hunt, Ethan Hunt.

Se você gostou de Matrix tem tudo para delirar com M:I-2. Parece que o excelente diretor John Woo quis ir além do melhor filme de efeitos do ano passado. E conseguiu. Mas, ao contrário do roteiro absurdamente genial de Matrix, M:I-2 é apenas diversão, daquelas de fazer você sorrir muito, e, em algumas vezes, como na sessão que assisti, até aplaudir o filme.

O ritmo é elétrico. É o mesmo que entrar numa montanha russa de duas horas de percurso. O espectador prende a respiração, ri nervoso, gargalha, bate palmas, um show. As câmeras passeiam aleatoriamente por cenários magistrais em tomadas difíceis (mas como diz uma passagem do filme: difícil não é nada para quem espera uma missão impossível) que já credenciam o filme como um show de imagens. Mas M:I-2 não é só isso. É também um show de referências, delícia para aficcionados do gênero. 

A história interessa? É uma missão impossível, oras. Ethan Hunt recebe a missão de resgatar um vírus terrível em poder dos vilões. Sua partner (todo James Hunt tem uma, ou melhor, Ethan Bond), Nyah (a elogiada Thandie Newton), uma ladra de primeira categoria, o ajuda. E é seduzida ... o seduz ... depois de arrebentarem seus carros num racha emocionante.

Precisa contar mais? Precisa. Tem brigas citando o melhor de Bruce Lee, perseguições, revólveres e uma parte final excelentemente cínica. O estranho é que tem gente que tem levado o filme a sério. Não deveria. M:I-2 é daqueles filmes feitos com o intuito único de divertir. Não se leva mensagem nenhuma para casa. Leva-se sorrisos. E como bem sabe um palhaço, não é qualquer um que pode sair por aí contando piadas. Tem que ter o jeito. E Missão Impossível 2 tem esse jeito de sobra. Uma ótima atuação de Tom Cruise. Um ótimo filme de John Woo. Ambos estão de parabéns. Filmaram uma palhaçada com extremo bom gosto que acerta em cheio o quesito diversão. E isso é o que importa. E eu gosto.

Marcelo, 29, é editor do zine de cultura pop Scream & Yell