American Pie 2
por Ana Cecília Del Mônaco

A fórmula dessa seqüência é a mesma do primeiro "American Pie" e de outros filmes sobre adolescentes "imbecis" americanos: garotos em ebulição, festas às escondidas, cerveja, possibilidade de "peitos" aparecendo ao longo da exibição. Faz sucesso, e não só entre esses adolescentes americanos. 

O primeiro filme contava as aventuras de quatro garotos que faziam um pacto para perderem a virgindade antes do baile de formatura do colegial. Muitas tentativas e fracassos hilários aconteciam nas seqüências seguindo o gênero "pastelão".   O grande mérito, também responsável pela bilheteria desse "besteirol", foi o inesperado bom desempenho dos jovens atores, que captaram perfeitamente o espírito de seus personagens. Não é à toa que todos são hoje celebridades. Jason Biggs (Jim) é um Adam Sandler mil vezes mais simpático e charmoso.

Em "American Pie 2" (EUA 2001), a turma está terminando o primeiro ano de faculdade. Férias de verão. Rumam ao litoral em busca da segunda experiência sexual. Agora as garotas estão de biquínis, e faz sol... As piadas são as mesmas, a turma é a mesma: Oz (Chris Klein) continua romântico e lida com seu relacionamento com Heather (Mena Suvari), Stifler (Sean Willian Scott) continua pervertido e é o amigo que banca tudo, promove as festas,  por isso o suportam. Ele sempre se estrepa escatologicamente. Kev tenta continuar amigo de Vic (Tara Reid ) que foi sua primeira transa. 

Finch (Eddie Kaye Thomas) ainda está obcecado pela mãe de Stifler  e Jim, o protagonista, acaba sempre (se) metendo nas situações mais constrangedoras. Numa conclusão brilhante Stifler diz que Jim é seu único amigo cujo p.. deveria vir com manual de instruções. 

O resultado é uma hora e meia de algumas risadas. Nada de surpresas, pura diversão. É irônico, quando o grupo percebe que a aura de "descolados" que tanto almejavam com o ingresso na universidade não passou de uma lenda. 'Torcendo' o filme um pouco mais, sai uma gotinha de poesia quando surge a mensagem da importância da amizade e dessas experiências 'toscas' mesmo que sem resultados positivos. Mas claro, se você procura poesia, não vá assistir "American Pie 2".