Random header image... Refresh for more!

William Kentridge na Pinacoteca SP

ken1.jpg

Está imperdível a exposição “William Kentridge: fortuna”, a primeira grande exposição monográfica sobre Kentridge na América do Sul, que inclui 38 desenhos, 35 filmes e animações (todos muito bons), 184 gravuras, 31 esculturas e duas vídeo instalações, produzidas pelo renomado artista sul-africano entre 1989 e 2012, incluindo séries inéditas de trabalhos.

Kentridge alcançou visibilidade internacional com a série de curtas-metragens “Drawings for Projection”, iniciada em 1989 (o filme mais recente, “Other Faces”, foi finalizado ano passado). Todos os dez filmes estão presentes na mostra acompanhados por 23 desenhos que o artista executou ao preparar os filmes, criando uma oportunidade única para examinar o diálogo entre desenho e filme.

ken3.jpg

Os filmes têm uma aparência diferente das animações convencionais, devido a uma técnica caseira, inventada por Kentridge, que o artista descreve como “cinema da idade da pedra”. Kentridge filma, quadro por quadro, alterações que faz sobre um único desenho, realizado em carvão ou pastel. Apaga, adiciona, subtrai, acumula, redesenha. O método é interessantíssimo.

Entre os destaques da mostra estão a impactante obra “A Recusa do Tempo no Octógono”, uma grande instalação com 5 canais de vídeos incluindo um complexo panorama de som. A obra inclui 4 megafones de aço e o que o artista chama de ‘elefante’, uma máquina-objeto concebido pelo artista que parece respirar. A duração do ciclo é de 28 minutos. Impressiona.

ken4.jpg

Entre as obras que mais gostei da exposição estão os “Telephone Lady”, “Stereoscope” e, principalmente, “What Will Come”, em que um projetor preso ao teto projeta em uma mesa um filme, que é refletido em um cilindro de metal. Uma obra lírica é belíssima – há ainda outra, estática, também impressionante, chamada “Tide Table”.

“William Kentridge: fortuna” fica em cartaz até 10 de novembro na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A Pinacoteca abre de terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Ás quintas até às 22h com entrada franca das 17h às 22h. O ingresso para os demais dias custa R$ 6 (R$ 3 a meia entrada). Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam. Vale muito ver.

ken2.jpg

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário