Random header image... Refresh for more!

Top 9 de cervejas da viagem

europa2010-251.jpg

Era pra ser um Top 10 da primeira semana, se eu tivesse conseguido beber a Eggenberg Vollbier que está na geladeira do hotel, mas ficamos por enquanto com um Top 9. Por estes lados da Europa a cerveja é essencialmente pilsen, que eu gosto, mas nem tanto assim. Tanto que é uma de trigo que lidera a lista. Entraram duas boas pilsners da República Tcheca no top hoje:  a Staropramen e a Kozel Premium.

A primeira eu bebi em um pub (com jeito de balada) em Bratislava. No cardápio apareceram as belgas (Leffe e Hoegaarden) pela primeira vez, mas quis experimentar outra. O garçom queria empurrar a “clássica” Stela Artois, mas acabei pedindo uma cerveja “nacional”, segundo ele (apesar da Eslováquia ter se separado da República Tcheca 17 anos atrás).

A Staropramen é uma pilsen bastante suave para os seus 5% de teor alcoólico. A Kozel Premium (4,8% de teor alcoólico) segue na mesma linha, um tiquinho menos lupulada, o que a deixa, claro, um pouco mais amarga. Pelo jeito, as próximas cervejas a entrar na lista (além da Eggenberg Vollbier) serão todas da República Tcheca. O chapa Felipe Schuery, inclusive,botou pilha para eu ir visitar a fábrica da Pilsner Urquell, em Pilzen. Acho que vai rolar…

1) 3,5/5 – Hofbrau Munchen, Alemanha (aqui)
2) 2,6/5 – Arany Ászok, Hungria (aqui)
3) 2,5/5 – Staropramen, República Tcheca (aqui)
4) 2,4/5 – Hubertus Bräu, Áustria (aqui)
5) 2,3/5 – Kozel Premium, República Tcheca (aqui)
6) 2/5 – Wieselburger Stammbräu, Áustria (aqui)
7) 1,9/5 – Dreher, Hungria (aqui)
8 ) 1,8/5 – Gösser Märzen, Áustria (aqui)
9) 1/5 – Gösser Radler, Áustria (aqui)

Ps. Não deixe se enganar pela foto. Lili até prova as minhas cervejas, mas o negócio dela é vinho seguindo o lema: “Se uma taça por dia faz bem à saude, o que dirá uma garrafa”.

Fotos da viagem:
http://www.flickr.com/photos/maccosta/
http://www.flickr.com/photos/lilianecallegari/

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário