Strokes, claro, em primeiro da década na NME
Agora não tem conversa: a NME soltou seu verdadeiro TOP 50 da década (lista completa aqui) encabeçado por Strokes, Libertines e Primal Scream. Vou dizer: gostei da lista (claro, discordando aqui e ali). E proponho uma brincadeira:
1) Diga lá, qual das três listas Top 20 abaixo você prefere;
2) Apenas com os discos citados nessas três listas é possível fazer um Top 20 de responsa. Experimenta.
NME - Top 20 Melhores da Década
01. The Strokes – ‘Is This It’ (texto de André Fiori aqui)
02. The Libertines – ‘Up The Bracket’ (por Ricardo Lobo aqui)
03. Primal Scream – ‘Xtrmntr’ (por Marcelo Costa aqui)
04. Arctic Monkeys – ‘Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not’ (por Juliana Zambelo aqui)
05. Yeah Yeah Yeahs – ‘Fever To Tell’ (por Marcelo Costa aqui)
06. PJ Harvey – ‘Stories From the City, Stories From the Sea’ (aqui)
07. Arcade Fire – ‘Funeral’ (por Marcelo Costa aqui)
08. Interpol – ‘Turn On The Bright Lights’ (por Marcelo Costa aqui)
09. The Streets – ‘Original Pirate Material’
10. Radiohead – ‘In Rainbows’ (por Alexandre Matias aqui)
11. At The Drive In – ‘Relationship Of Command’
12. LCD Soundsystem – ‘The Sound Of Silver’
13. The Shins – ‘Wincing The Night Away’
14. Radiohead – ‘Kid A’ (por Luis Henrique Pellanda aqui)
15. Queens Of The Stone Age – ‘Songs For The Deaf’ (por Mac aqui)
16. The Streets – ‘A Grand Don’t Come For Free’
17. Sufjan Stevens – ‘Illinoise’
18. The White Stripes – ‘Elephant’ (por Marcelo Costa aqui)
19. The White Stripes – ‘White Blood Cells’ (por Diego Fernandes aqui)
20. Blur – ‘Think Tank’ (por Marcelo Costa aqui)
Uncut - Top 20 Melhores da Década
01. The White Stripes - White Blood Cells (resenha Diego Fernandes aqui)
02. Bob Dylan - ‘Love and Theft’
03. Wilco - A Ghost is Born (resenha Marcelo Costa aqui)
04. Brian Wilson - Smile (texto de Marcelo Costa aqui)
05. The Strokes - Is This It (texto de André Fiori aqui)
06. Robert Plant and Alison Krauss - Raising Sand (500 Toques aqui)
07. Arcade Fire - Funeral (resenha por Marcelo Costa aqui)
08. Bob Dylan - Modern Times (resenha por Marcelo Costa aqui)
09. Ryan Adams - Heartbreaker
10. Fleet Foxes - Fleet Foxes (500 Toques por Mac aqui)
11. The Flaming Lips - Yoshimi Battles The Pink Robots (Resenha aqui)
12. Portishead - Third (resenha por Eduardo Palandi aqui)
13. Gillian Welch - Time (The Revelator)
14. Primal Scream - XTRMNTR (resenha por Marcelo Costa aqui)
15. Radiohead - In Rainbows (resenha por Alexandre Matias aqui)
16. LCD Soundsystem - Sound of Silver
17. The White Stripes - Elephant (resenha por Marcelo Costa aqui)
18. Kate Bush - Aerial
19. Bruce Springsteen - The Rising (resenha por Marcelo Costa aqui)
20. Amy Winehouse - Back to Black
Pitchfork - Top 20 Melhores da Década
01. Radiohead - Kid A (resenha por Luiz H. Pellanda aqui)
02. Arcade Fire - Funeral (resenha por Marcelo Costa aqui)
03. Daft Punk - Discovery
04. Wilco - Yankee Hotel Foxtrot (faixa a faixa por Marcelo Costa aqui)
05. Jay-Z - The Blueprint
06. Modest Mouse - The Moon & Antarctica
07. The Strokes - Is This It (texto de André Fiori aqui)
08. Sigur Rós - Ágætis Byrjun
09. Panda Bear - Person Pitch
10. The Avalanches - Since I Left You
11. Ghostface Killah - Supreme Clientele
12. The White Stripes - White Blood Cells (resenha Diego Fernandes aqui)
13. OutKast - Stankonia
14. Animal Collective - Merriweather Post Pavillion
15. The Knife - Silent Shout
16. Sufjan Stevens - Illinois
17. LCD Soundsystem - Sound of Silver
18. Kanye West - Late Registration
19. Spoon - Kill the Moonlight
20. Interpol - Turn on the Bright Lights (resenha por Marcelo Costa aqui)






















27 comentários
De longe a melhor lista é a da Pitchfork. Love it or hate it, eles tem muito mais bom gosto na minha opinião.
Po, Think Tank? Olha que o Blur é uma das bandas top 5 da minha vida, mas esse disco é fraco, teve disco do Oasis melhor que esse nessa decada. Mas enfim, listas sao assim mesmo, hehe. Tá saindo aqui a minha, em breve.
A primeira lista está mais de acordo com minhas preferências pessoais. Só não concordo com as posições dos discos do Radiohead, que poderiam estar mais próximos do topo.
o mais legal é ver a ordem dos fatores que altera o resultado. a nme foi a única a falar o queens, que alias deveria voltar para o brasil….
Vou com a Rachel. Gostei mais da lista da NME, mas também penso que os discos do Radiohead, principalmente o Kid A, deveria estar mais no topo. No mais, tenho sentido falta, em todas estas listas aí, de Tv on the Radio (Dear Science), Burial (Untrue), The Bug (London Zoo).
vou na da NME sem nem pensar duas vezes. por fatores extremamente pessoais, mas os strokes e os libertines tiveram grande influencia nessa última década pra mim, e principalmente os strokes mudaram todo um cenário, sabe, tanto musicalmente falando, como na forma de se ouvir música. incrivel! essa banda, independente da qualidade músical, e do rumo que eles tomaram, teve grande relevância na última década.
A da nme é a mais fraquinha. Mas também é a menos eclética. O Lucio Ribeiro deve ter adorado…
ae mac, o nme aumentou a lista p 100, e fez uma apresentação especial.
http://www.nme.com/list/albums-of-the-decade/158049
como a década não acabou e esse foi o ano de relançamento dos discos dos beatles, então tá pronta a minha lista top 13 discos.
tá bom, tá bom. não sabe brincar, não desce pro play.
uma interessante:
http://consequenceofsound.net/cos-top-100-albums-of-the-decade-20-1/
Lista que não tem Funeral do Arcade Fire em primeiro lugar e Wilco - Yankee Hotel Foxtrot no TOP 5 é dificil de aceitar.
Por isso comparando as listas sou mais a lista do Pitchfork.
Pra mim a “pior’ lista.
[…] A lista completa está aqui. Via Calmantes com Champagne. […]
Pitchfork, com toda certeza.
O conjunto da lista da Uncut é até bom, mas não dá pra aceitar que fiquem de fora o “Kid A” do Radiohead e o “Yankee Hotel Foxtrot” do Wilco. Em hipótese alguma.
E a lista da NME é divertida, mas é a lista do hype, convenhamos.
Aceitei a brincadeira do Mac, fiz o meu ultra pessoal Top 20.
Detalhe, metade dos discos aí ficariam de fora se fosse uma lista pessoal mas como a matéria prima é das 3 “grandes” listas aí, então:
1 Kid A - Radiohead
2 Sigur rós - Ágaetis Byrjun
3-Xtrmntr - Primal Scream
4-Wilco - Yankee Hotel Foxtrot
5-In Rainbows - Radiohead
6-Store From the City.. - Pj Harvey
7-Arcade Fire - Funeral
8-Yoshimi Battles The Pink Robots - Flaming Lips
9-Songs For The Deaf - Queens Of The Stone Age
10-Turn On The Bright Lights - interpol
11-Fever To Tell - Yeah Yeah Yeahs
12-Heartbreaker - Ryan Adams
13-14-Third - Portishead
14- Sound of Silver - LCD Soundsystem
15-Is This It - The Strokes
16-A Ghost is Born - Wilco
17-Think Tank - Blur
18-Modern Times - Bob Dylan
19-The Rising -Bruce Springsteen
20-Kill the Moonlight - Spoon
Outro detalhe. Uma lista que coloca:
43. Wilco – ‘Yankee Hotel Foxtrot’
(???????)
Sem mais.
Só comparem os 2 melhores da década de 90 (Nevermind e OK Computer; acho que na maioria das listas) com os 2 melhores da NME e tirem suas próprias conclusões.
Odeio parecer estupidamente nostálgico, sendo que na minha opinião, as décadas de 50, 60, 70, 80 e 90 foram igualmente sensacionais para o rock. Consigo pensar em top 20 tranqüilamente para qualquer uma delas, e ainda fica uma porção de coisas maravilhosas de fora. Mas para a década 00 eu mal consigo pensar em 10 discos, sendo que qualquer um deles nem ficaria nem num top 30 das décadas anteriores. Acrescente-se que a grande maioria dos melhores discos dessa década são de remanescentes das décadas anteriores… Na real, não sei se sou eu que estou ficando velho e preguiçoso ou se realmente essa década 00 foi a pior da história do rock. No mais, o primeiro do Strokes acho apenas legalzinho, uma cópia bem sacadinha de Blondie, mas a sua importância é muito mais histórica/social do que propriamente musical.
Não consigo imaginar uma lista sem o Kid A na frente…por isso prefiro a lista da Pitchfork. Além de ser a única lista que colocou o Wilco - YHF no top 5, isso sem contar o fantástico disco do Modest Mouse, The Moon & Antarctica, que por incrível que pareça só aparece na lista da Pitchfork (6º lugar). Já a lista do NME poderia ser a lista dos maiores hypes tranquilamente.
A lista da gigwise saiu a algum tempo, quem não viu segue o link…http://www.gigwise.com/photos/52489/1/The-50-Greatest-Albums-of-the-2000s
Já que o querido Mac não levou (por alguma razão) a lista da Gigwise a sério, vamos corrigir esse erro:
1. Radiohead - In Rainbows (2007)
2. The Strokes - Is This It (2000)
3. Jay-Z - The Blueprint (2001)
4. Radiohead - Kid A (2001)
5. At The Drive-In - Relationship of Command (2000)
6. Primal Scream - XTRMNTR (2000)
7. The Knife - Silent Shout (2006)
8. Arcade Fire - Funeral (2005)
9. Burial - Untrue (2007)
10. M.I.A. - Kala (2007)
11. The National - Boxer (2007)
12. Animal Collective - Merriweather Post Pavilion (2009)
13. Fleet Foxes - Fleet Foxes (2008)
14. Arctic Monkeys - Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not (2006)
15. Outkast - Skantonia (2000)
16. The Libertines - Up the Bracket (2002)
17. Lil Wayne - Tha Carter III (2008)
18. LCD Soundsystem - LCD Soundsystem (2005)
19. Daft Punk - Discovery (2001)
20. MGMT - Oracular Spectacular (2008)
Caro André Kleinert…com este pensamento nostálgico podemos chegar a conclusão que nestes dois últimos séculos o mundo da música está uma merda mesmo, cadê os Mozart, Beethoven e todos os outros gênios?? Século bom é o século 18! Fala sério povinho velho! Reconhecer a revolução em curso é para poucos os outros lêem o passado, não vivido por eles, mas sim por outros que fazem o processo de mastigação sem cobrar!!! Amo o passado do rock, mas achar que só ele presta é cego demais…. Viva o presente, não o passado.
Caro Fausto, como eu disse anteriormente, não sei precisar se a década que finda foi muito mais fraca que as anteriores ou se eu me tornei um peido velho incapaz de reconhecer a “revolução em curso”. Na realidade, invejo o teu caráter visionário em reconhecer a mesma. Faça bom proveito, pois eu chafurdarei na lama gloriosa do passado!!
Tb acho o disco dos Strokes no máximo “bom” ficaria no meu top 50 forçado. Mas sua importancia é historica, porém, acho que o disco foi uma “golpe” da indústria, Kid A? Sigur rós? Wilco? o mundo pop não precisa de gênios! precisa de moda! e $$$$$$$$$$
Strokes é a salvação!
“I Might Be Wong”
npr:
http://www.npr.org/assets/music/blogs/asc/2009/11/50mostimportant.pdf
pra você que gosta, mac, vazou o ep novo do animal collective. corre lá!
Tô com o André acima citado e citante: eita decadazinha de merda.
veja a lista de NME e está tudo ali: os expurgos da indústria cultural serviram pra transformara até a transgressão em mercadoria.
houve tempo, bem atrás, em que não havia contradição entre indústria e talento. a segunda metade da década de 80 e primeira da década de 90 foi marcada pelo sopro renovador do ramo independente da industria cultural (e isso tb no cinema, com o indie cinema americano de lynch, soderberg e tarantino ganhando cannes e distorcendo hollywood) e tb com as artes plásticas e os coletivos, arte de rua, questionando os espaços institucionais da arte). foram as colleges radios, os selos independentes, os fanzines e os sub pops que deram ao mundo sonic youth, radiohead, nirvana, pixies, etc. mesmo q eles tenham assinado com major depois. alias so assinaram com majors pq o q rolava nos subterraneos se tornou forte o suficiente pra virar uma boa bagatela.
nos finais dos 90 vimos bandas e artistas bem controladinhos, com personal stylists, assessores de imprensa, nutricionistas e prosutoras que lhe arranjam o que dizer, o que comer, quem comer e etc.
na virada da decada com o perigo dos downloads a galera apelou: era preciso criar jeito de atrair o fugidio consumidor. dai basta um acordo do tipo que todos ganham entre as gravadoras, os produtores de shows e jornais e midias musicais e pimba! com 3 ou 4 releases bem alocados na NME constroi-se uma salvação do rock a cada ano e uma supernovidade do futuro matavilhoso a cada semana: strokes, franz ferdinand, kings of leon, libertines, yeah yeah yeahs, arctic monkeys, etc. viram gênios muito bem vestidos.
note-se que o novo sempre foi mercadoria muito util ao capitalismo: vc tem o produto mais atual, o que ninguem tem, vc paga por esse privilegio. e que a marca do consumo atual é o custom, o que é do jeito que vc quer. e pimba! todos esses hypes eram a maior novidade do mundo do jeito que vc queria. como vc queria ser. é ma mesma operação que a brtney realiza, mas para o publico indie que vai em galerias e estuda moda e com o pai que paga viagem pra fora todo ano.
dito isto, só podia dar merda mesmo. é todo mundo querendo ser a maior novidade do mundo e sendo só… velho. e inofensivo como uma colherada de danoninho. nenhum dos hypes se sustentou por mais q um disco e note-se q mesmo a NME só os lembra pelo primeiro disco, mais pela lambrança do hype que pela musica, que era ruim, coisa q 3 discos não escondem.
as bandas eram pessimas? não. mas não eram os deuses que se benderam. o do strokes é otimo disco. tá no meu top 10. mas jamais em primeiro. yeah yeah yeahs me pega. e na ondinha surgiram boas bandas, como o white stripes e o QOTSA. funeral tb é um grande disco, mas a banda ainda deve mais.
mas o que fica é amargo. bandinhas fakes, cheias de moda, cheias de discurso pseudo artistico, falsa atitude, mas tudo acertado, o arrepio milimetrico do cabelo, todos muito limpos e brancos, não parecem que sangram, que fedem. artistas que parecem ter a intenção maior de um dj: fazer seu publico suarr de tanto dançar. o nirvana queria vc surdo. o sonic youth queria mudar sua vida. e te afetavam dum jeito, se arrriscavam a mandar seu publico a merda e se foderem dum jeito q ninguem faz hj. ninguém.
os melhores? os que vieram dos 90 ou antes e foram criados nesse ambiente: wilco, radiohead, QOTSA, white stripes, flaming lips, jay-z, los hermanos, bob dylan, johnny cash, smog.
que venha logo os 2010 da vida. e que sejam bem melhores. ao menos fica um “salute the ashes of american flags”. que dia os strokes iam escrever algo assim? preferem dizer que “watch the tv, forget that i’m told, and i’m too young, and they are too old”. bonito, forte e honesto, mas só fala de si. em milionaire, no songs for the deaf tem: “we need a saga, where’s the saga?” cade quem fala de algo mais q si mesmo entediado e choroso? cadê?
Acho ironico como o Marcelo Costa se empolgou com essa lista da NME. Acho que essa década fez mal até a ele, musicalmente falando.
Abraços.
Faça um comentário