Random header image... Refresh for more!

Joan Miró, Mies van der Rohe e Parq Güell

O sensacional Parq Güell de Gaudi em Barcelona

Assumo: nao caio de amores por Joan Miró, como Lili, mas me divirto com várias telas dele, principalmente as surrealistas. Porém foi bastante interessante conhecer a fundaçao dedicada ao artista, que fica em Montjuïc, e traça um excelente panorama de sua obra com interessantes telas iniciais mais sóbrias e a sua consequente mudança para Paris – todos eles vao para Paris, e piram, nao tem jeito.

Anotei em algum papel as minhas telas preferidas do pintor catalao, mas quem diz que acho agora. De cabeca lembro de um quadro sem título de forte cor verde que me impressionou e “El somriure d’una llàgrima” (aqui) enquanto Lili se apaixonou por “L’or de l’atzur” (aqui) e nos dois rimos muito do título de “Cabell perseguit per dos planetes” (aqui).

Brinquei com Lili que a erva dele devia ser das boas enquanto ela defendia que a graça em Miró é que ele conseguia manter viva a criança que havia dentro dele (algo assim tipo Manoel de Barros, um cara que eu adoro e admiro). Fomos para o jardim, vimos algumas esculturas com a cidade de Barcelona ao fundo e descemos a pé o bonito Monte Judeu.

Pavilhao Mies van der Rohe em Barcelona

No caminho passamos pela Palácio Nacional, que hoje em dia abriga o Museu de Arte da Catalunha, e fomos caminhando até o Pavilhao Mies van der Rohe, que Lili nao lembrava que era em Barcelona, e como boa arquiteta, pirou. O pequeno pavilhao foi a colaboracao da Alemanha à Exposiçao de 1929, e foi logo demolido, mas reerguido em 1986.

Como define o guia, o Pavilhao é uma jóia racionalista no meio da arquitetura monumental ao seu redor. Como contou Lili, Mies van der Rohe é o dono da célebre frase “Menos é Mais” (e eu tive que comprar a camiseta) e a obra reflete isso de uma forma tao elegante que encanta. Me lembrou, em alguns momentos, a Casa de Baile, de Niemeyer, em Belo Horizonte.

Próxima parada: Parc Güell, o grande jardim que o empresario Eusebi Güell deu para Antoni Gaudi pirar e personalizar. O arquiteto viveu entao sua fase naturalista, e isso pode ser observado em dezenas de detalhes ao redor do imenso parque (mais sobre ele aqui), cujo maior destaque é o eixo central monumental e a casa, residencia de Gaudi por 20 anos.

O pátio do Parq Güell, de Gaudi, em Barcelona

Centenas de pedras pontudas dao um certo ar de brutalidade ao parque. Por outro lado, seu famoso e célebre uso do trencadis (forma de arte que consiste em quebrar azulejos e dispo-los em forma de mosaíco) dá ao lugar um ser tom onírico, sonhador e surreal causando um choque interessante que cria uma paisagem totalmente lúdica e particular.

Apesar do sol, milhares de pessoas se perdiam pelas ruas do lugar enquanto músicos tocavam bonitas cançoes espanholas ao violao (e outros até mesmo U2). Descansamos na sombra esperando o solarao baixar para voltarmos para casa. Tentamos passar no Museu Picasso, mas nada de entrada gratuita como dizia o guia, entao hora de desmaiar pois amanha é dia de viajar. Madri, nos aguarde. Estamos chegando.

Fotos da viagem:
http://www.flickr.com/photos/maccosta/
http://www.flickr.com/photos/lilianecallegari/

Um violeiro espanhol no Parq Güell em Barcelona

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário