Blog do Editor do Scream & Yell
Random header image... Refresh for more!

Humberto Gessinger e mais 9 discos pra baixar

poucavogal.jpg

Pouca Vogal é o novo projeto de Humberto Gessinger, que pelo jeito sepultou de vez os Engenheiros do Hawaii (até depois de amanhã, claro). De tendência acústica, o Pouca Vogal é Gessinger com Duca Leindecker (Cidadão Quem) e a dupla já liberou oito músicas para download no site http://www.poucavogal.com.br

******

Outros downloads:

- “Tudo Que Eu Sempre Sonhei”, Pullovers (aqui)
- “C_mpl_te”, do Móveis Coloniais de Acajú (aqui)
- “A Força do Hábito”, Poléxia (aqui)
- “Oyo”, Diego Medina (aqui)
- “O Tempo Vai Me Perdoar EP”, Terminal Guadalupe (aqui)
- “Translucidação”, Nei Lisboa (aqui)
- “Data Crônica”, Felipe Shuery (ex-Lasciva Lula) (aqui)
- “The Way Opa!”, Superphones (aqui)
- “No Chão, Sem o Chão”, Romulo Fróes (aqui)

37 comentários

1 Áureo { 05.14.09 at 1:09 pm }

Assisti o acústico do Engenheiros. Muito bacana e acho que o Gessinger é o cara que melhor encarna o papel do Neil Young tupiniquim…

2 Dary Jr. { 05.14.09 at 1:29 pm }

Áureo, prepare-se para o massacre.

3 Dary Jr. { 05.14.09 at 1:32 pm }

A propósito, vamos participar do Tributo aos Engenheiros do Hawaii. Pronto, falei.

4 alexandre, fosso de cultura { 05.14.09 at 2:47 pm }

o que eu mais gosto em engenheiros do hawaii é que eles acabaram.

imagino uma virada cultural daqui a oitenta anos com um “palco engenheiros”, no mesmo tom que teve o “palco raul”, e faixas do tipo “humberto gessinger, o intelectual do rock brasileiro”.

sarcasmo no parágrafo anterior, claro.

5 Leonardo { 05.14.09 at 3:03 pm }

Na verdade é “Cidadão Quem”, um “brilhante” trocadilho com o filme do Orson Welles. E o Neil Young brasileiro, pra mim, é o Wander Wildner. Hahahaha. Cada país tem o Neil Young que merece, né?

6 Áureo { 05.14.09 at 4:26 pm }

Tudo bem, Dary… É foda, mas sou um sobrevivente da década de oitenta e ainda não consegui me acostumar a ouvir as maravilhosas, originalíssimas e intelectuais bandas da nova geração, tais como “reação em cadeia” e “nx zero”, que provavelmente fazem a cabeça dos amigos Alexandre e Leonardo…

7 Leonardo { 05.14.09 at 4:59 pm }

Prezado Áureo,
Não, na verdade não gosto dessas bandas (embora já tenha feito, à contragosto, assessoria de imprensa para o Reação) e tampouco tive a intenção de te ofender ou criticar com o meu comentário.
Abraço!

8 Mac { 05.14.09 at 5:04 pm }

Ainda acho que o Wander é o nosso Shane MacGowan. hehe

E tenho medo de alguém dizer que nosso Neil Young é o Nando Reis…

Ps. Engenheiros é altos! :)

9 Áureo { 05.14.09 at 5:27 pm }

Caras, perdoem minha agressividade… Sorry, Leonardo. Não sou especialista na área musical e me acostumei a visitar esse blog para me atualizar sobre o que está rolando na cena roqueira e tive a infelicidade de fazer a comparação baseado apenas no fato do Humberto tocar vários instrumentos no show, tal como o incomparável Neil… Mac, ainda conservo, em ótima qualidade, inclusive das capas, os vinis de Engenheiros, Paralamas, Legião, Titãs (Cabeça de Dinossauro, é algo…)… eheheh

10 Márcio Viana { 05.14.09 at 6:07 pm }

Engenheiros é legal. E já que o momento é de revelações bombásticas, pergunto ao Dary: qual música?

11 marcel { 05.14.09 at 10:37 pm }

cidadão quem é aquela banda que parece ser um rappa gaúcho? acho que foi eles que tocaram no curitiba rock festival no dia em que o weezer se apresentou. foi o show mais chato que assisti em toda minha vida, ô bandinha ruim…

12 Dary Jr. { 05.14.09 at 10:52 pm }

Eu ofereci três opções para o produtor do tributo: “Curta-Metragem”, do álbum “Várias Variáveis”, de 1991, e “Variações sobre o mesmo tema” e “Cidade em Chamas”, do “Ouça o que eu digo: não ouça ninguém”, de 1988. Vingou a última.

13 Dary Jr. { 05.14.09 at 10:53 pm }

E a banda gaúcha cujo som remete a O Rappa e se apresentou no Curitiba Rock Festival é Ultramen.

14 Gustavo Martins { 05.14.09 at 11:14 pm }

Eu gosto de Engenheiros. E Dary, “Cidade em Chamas” foi mesmo a melhor escolha. Boa sorte com o novo Terminal Guadalupe.

15 cleber { 05.15.09 at 9:21 am }

Muita bobagem perder tempo trocando farpas com um desconhecido que disse o paquita humberto é o nosso neil young. provavelmente ele nem sabe quem é ny. visitar blogs simplesmente não é se atualizar. é preciso ouvir cérebro eletrônico, maquinado, guizado, macaco bong, romulo froes e desencanar do passado negro das longas madeixas, poses e do pior: a ruindade desta banda oitentista.

16 Zavie { 05.15.09 at 9:42 am }

se for para ouvir macaco bong ficou com esse pouca vogal. não que eu goste de engenheiros (não amo, mas também não odeio), mas macaco bong é chato demais. romulo já é outra coisa. o disco dele é lindo. mac, você não vai escrever sobre ele não?

17 Jairo { 05.15.09 at 9:48 am }

Hehehehhe… eu nunca entendi a ovação com o Engenheiros e tampouco entendo seus detratores. Talvez o som da banda tenha ficado passado para quem hj a ouve, é possível. Particularmente, sempre achei q o Humberto teve seus altos e baixos, mas os discos dele com o Licks teve muito mais altos que baixos. Eu concordo que a escolha de Cidade em Chamas foi a melhor mesmo, gosto bastante dos 3 primeiros discos da banda.

18 Áureo { 05.15.09 at 10:41 am }

Não sabia que “desconhecidos” não podiam emitir opinião no teu blog, Mac… E tampouco que o mesmo era compartilhado apenas por eruditos e intelectuais… eheheheh Enfim, deixo claro que não sou fã da banda e concordo com o Jairo sobre a importância do Licks naqueles discos do início.

19 Mac { 05.15.09 at 10:44 am }

Engenheiros, sempre uma confusão (risos). E Zavie, vai rolar sim!

20 Dary Jr. { 05.15.09 at 11:27 am }

“A revolta dos dândis” (1987) é um álbum clássico. O terceiro, “Ouça o que eu digo: não ouça ninguém” (1988) fica ali, pertinho. Dos anos 90, pouca coisa me agrada, exceção feita a “Tchau Radar” (1999), talvez o último grande disco dos Engenheiros do Hawaii. Sim, eu respeito muito a banda, a despeito da patrulha do bom gosto.

21 J LUIZ { 05.15.09 at 12:00 pm }

É por isso que o rock brasileiro não sai do lugar.Quanto tempo jogado fora,discutindo-se sobre o nada.Engenheiros,anos 80….e ainda tem capacidade de citar Neil Young no meio disso tudo???

22 Jairo { 05.15.09 at 12:01 pm }

eh verdade, Mac. Nao conheco um post sobre os Engenheiros que nao termine em milhões de comentários. Se “toda unanimidade é burra” então mais vale uma banda gerar essa discussão do que passar seu tempo numa cega perfeição? Sim ou não, eu acho que essas discussões ajudam para colocar a banda no seu devido lugar: não uma banda perfeita nem uma banda descartável, mas uma banda com sua relevância num dado período. Acontece que, para muitos, o maniqueísmo é a única visão de mundo.

23 Jairo { 05.15.09 at 12:03 pm }

O blog do MAC tá aqui pra mostrar que o rock brasileiro sai do lugar, embora as rádio e a tv nao tenha percebido ainda. Acontece que, sair do lugar não quer dizer esquecer o passado, só se cria futuro entendo o passado, não?!

24 Mac { 05.15.09 at 12:09 pm }

Jairo, eu não teria conseguido definir tão bem. Obrigado. No fundo é o mesmo problema de sempre: falta de foco na hora de criticar, pois o rock brasileiro não sai do lugar não por culpa de quem ouve nem de quem discute, mas pq as coisas boas que vem sendo feitas não chegam ao grande público. Neste mesmo post estão linkados dez álbuns para download gratuito, todos eles muito bons. As bandas, os artistas e nós mesmos estamos fazendo nossa parte, só que isso precisa chegar ao grande público. É rarefeito demais culpar os Engenheiros ou quem os ouve de algo. Admiro muito a banda, mas sei que Humberto tropeça feio em vários momentos, mas quem não tropeça? Entendo não gostarem da banda, mas dai culpa-los por todo o cenário é uma grande tolice.

Aproveitando, Dary, boa escolha: Cidade em Chamas é altos. :)

25 Bruno { 05.15.09 at 1:24 pm }

Gosto muito dos Engenheiros, tem muita coisa boa ali. Os discos soam ainda melhores com o passar do tempo. O som que o Humberto faz hoje tem uma roupagem diferente do som que ele fazia nos anos 80. Mas algo de muito bom permanece. Seria a qualidade das letras? Seria a qualidade dos arranjos? O fato é que o som dos Engenheiros ainda desperta a atenção de muitos, mesmo com a pouca exposição midiática.

26 Márcio Viana { 05.15.09 at 4:45 pm }

Sim, a criatividade do HG foi decaindo ao longo dos anos, mesmo assim houve alguns lampejos. O último deles a meu ver e a tal “Tententender”, do novo projeto. E o Duca Leindecker é um dos melhores músicos gaúchos. Só não entendi a classificação que o Marcel fez do Cidadão Quem como “Rappa gaúcho”, já que o som não lembra em nada o grupo carioca. Estranha referência.

27 Mac { 05.15.09 at 4:49 pm }

Marcio, ele tinha confundido o Cidadão Quem com o Ultramen.

28 Bruno { 05.15.09 at 5:35 pm }

Surfando Karmas & DNA (2002) e Dançando no Campo Minado (2003) são bons exemplos de ótimos álbuns lançados pelos Engenheiros do Hawaii, anos 2000.

29 marcel { 05.15.09 at 6:19 pm }

reparando: era mesmo o ultramen que eu queria lembrar como aquela banda que quase me fez colocar pra fora as já sem-graça conti beers do curitiba rock de 2005. o cidadão quem eu não conheço, então não tenho opinião formada.

30 fabrizzio { 05.15.09 at 7:54 pm }

Engenheiros do Hawaii e Guns: bandas que todo mundo adorava dizer que odiava. Se fossem bandas atuais, seriam as melhores do Brasil e do mundo, respectivamente.

Só o tempo para ensinar algumas coisas e corrigir outras…

31 cleber { 05.16.09 at 9:25 am }

Realmente macaco bong é muito complexo pra quem gosta de o papa é pop. Tem muito hendrix, zeppelin e coisas setentistas ali. mas imagina o vocal do gessinger ali. ia ser uma desgraça de ruim. saca só o som zavie, as melhores músicas do ano passado foram instrumentais. Dica: tem um projeto experimental do joey santiago e david lovering (ambos ex-pixies) chamado The Everybody, muito bacana que vc pode ouvir no sites oficiais do Mr. Frank Black Francis.

32 ismael machado { 05.17.09 at 9:41 am }

meu deus!!!!!!!!

33 J LUIZ { 05.18.09 at 8:31 am }

Grande exemplo citado. Nove albuns para baixar, trabalhos excelentes para conhecer e claro, os Engenheiros não são os unicos culpados. Mas cade o espaço para esses artistas novos aparecerem? Poderia muito bem ser esse. Agora me desculpem, não perco mais tempo com isso. Moveis Coloniais de Acaju e Romulo Froes, sim o blog do Mac mostra o novo, são mais interessantes. O passado é importante sim, as vezes, para mostrar quanto lixo já foi feito e realmente mostrar a verdade.

34 Álvaro Corrêa { 05.30.09 at 11:45 am }

Caros amigos vejam como as mentes roqueiras são muitas vezes reácionárias e por certo sempre contraditórias, afinal de marginalizado o rock and roll passou a ser o indicador da escória cultural. Sejamos mais construtivos, inventivos, vanguadistas e menos preconceituosos. Sobre a banda Engenheiros do Hawai, pelo menos dois discos com a formação clássica merecem todo respeito, na minha modesta opinião. São eles: Ouça o que eu digo…. e A Revolta dos Dândis. Sempre sou ridicularizado por afirmar isso, pois sou verdadeiro admirador de bandas como King Crimson, Titus Groan, Grand Funk, Captain Beyhond, isso sem falar nas clássicas Led, Sabbath, Rush, Jetrho Tull, entre tantas outras. Ou seja, curto muito música e tenho uma certa base para opinar sobre o tema. Lembrando que é apenas uma opinião humilde, pois não sou mesmo de destruir o trabalho artístico de quem quer que seja.
Um grande abraço a todos.

35 Lucas Brêda" { 08.10.09 at 2:15 am }

Caras, eu tenho 15 anos, opino sobre música num blog (lucasbreda94.livejournal.com), falo um inglês razoável, já li a biografia do Kiss e do Kurt Cobain. Recentemente me meti num ônibus em direçÃo a SP para ver o Kiss, certamente, melhor espetáculo da minha vida. Enfim, toco violão, guitarra, gaita, bandolim, teclado (piano), flauta, bateria, baixo, carron e trompete, e nas horas vagas, canto. Toco guitarra com uns amigos amantes do Hard oitentista, temos uma banda. E minha maior influência é Humberto Gessinger, sem dúvidas. Na minha opinião, ele é o cara. Acho que Neil Young talvez não tenha a inteligência e a criatividade que tem Gessinger, quem escuta as letras de Segunda-Feira Blues I e II entende. Musicalmente, o cara toca todos aqueles instrumentos que eu citei atrás e canta, como frontman dos engenheiros do hawaii. Em toda sua carreira, viveu com a crítica contra ele, e ainda sim, tem firme, sua legião de fãs. Acho que os companheiros não deviam caçoar de Gessinger. Sinceramente, sem exageros, suas letras me remetem num todo a Bob Dylan. E acho que A Revolta do Dândis é o melhor cd nacional dos anos 80. E meu sonho, meus caros, era ter a idade de vocês, garanto^^
NX Zero e companhia limitada, tudo lixo. Assim como Slipk Not e o grande resto do lado metal. Gosto muito de punk, de ramones, the clash, sex pistols a green day. Leio Rolling Stone com frequência. E acho que os Los Hermanos são a banda mais injustiçada da história da música brasileira. Enfim, abraços.

36 Juliano { 08.31.09 at 9:58 am }

Deus abençoe que mais jovens possam ter a mente aberta como a sua, porque não vejo “Luca’s” da sua idade por aí (não se ofenda, só fiz uma alusão). Vejo somente jovens com a cabeça fechada e preconceituosos. Não faço parte nem da sua turma e nem da turma dos amigos dos primeiros comentários (27 anos), mas tive a oportunidade de não absorver o lixo cultural que bandas fazem por aí nos últimos tempos.

37 Mel veiga { 03.24.10 at 7:55 pm }

adoro os o engenheiros do hawaii,acho que eles deveriam fazer mais shows em salvador.
amo o Humberto

Faça um comentário